Projovem é esperança para jovens em Socorro

0
Jovens acompanharam a assinatura do termo de compromisso (Fotos: Portal Infonet)

Na manhã desta segunda-feira, 18, o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participou da solenidade de assinatura do termo de compromisso com a prefeitura da cidade de Nossa Senhora do Socorro para a criação de mais duas mil vagas no Projovem. Em todo Estado são destinadas sete mil vagas para o programa, que atende jovens de 18 a 29 anos. Uma visita marcada pela quebra do protocolo e a presença de muitos jovens que sonham com a inserção no mercado de trabalho.

A professora da rede municipal, Denise de Moraes, ressaltou que o município é referencia em todo Estado quanto aos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Para ela o programa qualifica e apresenta uma nova oportunidade para os jovens.

Durante discurso emocionado, o deputado estadual Zé Franco (PDT) foi enfático ao declarar apoio ao partido e ao ministro, e criticou o que chamou de pessimistas. “Muitos criticaram, disseram que o shopping não sairia, mas o shopping é uma realidade com a criação de 1.560 empregos com 3.200 operários da construção que foram empregados. Nos próximos 60 dias a primeira etapa do shopping será inaugurada, porque a segunda etapa vai ter as Casas Bahia e o cinema com tecnologia 3D”, destacou.

O ministro ressaltou a importância do programa para o mercado de trabalho

O prefeito Fábio Henrique ressaltou que uma turma do programa será beneficiada com a abertura do shopping. “Uma turma com dois mil jovens já foi formada. Parte desse grupo já deve ser aproveitado no novo shopping, que vai gerar 1.500 empregos para nossos jovens”, lembrou o prefeito.

O ministro Carlos Lupi declarou apoio ao município. “Já tínhamos liberado duas mil vagas. A Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro fez um excelente trabalho e, ao final, cerca de 30% dos alunos já estão inseridos no mercado de trabalho. Diante deste sucesso, vamos criar mais duas mil vagas para os jovens socorrenses”, disse.

A realização do curso é uma parceria do Governo Federal, onde durante os seis meses em que estiverem participando dos cursos, os jovens irão receber lanche, vale-transporte e auxílio financeiro mensal de R$100.

Durante a solenidade a quadrilha Canários do Sertão realizou apresentação

Aos 19 anos, Fabiana Santos Lima deposita esperança de que a qualificação abrirá a oportunidade para o emprego com carteira assinada. “No momento estou desempregada, mas com certeza vou me escrever e vou arrumar um trabalho. Essa é uma grande oportunidade para todos os jovens que estão desempregados”, comemora.

A moradora do do conjunto Marcos Freire Jéssica Nascimento lembra que o Projovem é uma oportunidade para melhorar a condição da família. “Nunca trabalhei e tenho certeza que essa é uma grande oportunidade para mim e para toda a minha família também. Sempre desejei trabalhar como recepcionista e vou fazer o curso de informática”, deseja a estudante.

Cidadão socorrense

Durante a solenidade, o prefeito Fábio Henrique disse que a Câmara de Vereadores votará na próxima terça-feira, 26, o titulo de cidadão socorrense para o ministro Carlos Lupi.

Por Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais