Qualidade e preço competitivo alavancam marca própria

(Foto: Assessoria de Comunicação)

Nos últimos anos, uma mudança significativa vem sendo percebida no comportamento das famílias que vão aos supermercados. Uma rápida olhada pelos carrinhos de compras é capaz de identificar a crescente adesão da população brasileira aos produtos de marca própria, que ganham cada vez mais espaço nas gôndolas e na mesa dos clientes.

No caso de alguns produtos, a diferença de preços entre a marca própria e as marcas de reconhecimento nacional pode chegar a 25%. Para o gerente de Marcas Próprias da Rede de Supermercados GBarbosa, Samuel Pereira de Ramos, o sucesso de vendas dos itens de marca própria nos supermercados brasileiros pode ser atribuído à união entre a qualidade dos produtos e os preços acessíveis.

"Para receber a nossa marca, os produtos passam primeiro por testes sensoriais e físico-químicos, onde eles são comparados com os líderes de mercado. Só o desenvolvemos quando temos a certeza da qualidade oferecida aos consumidores. Além disso, os fornecedores também passam por um processo rigoroso de auditoria de sua fábrica. Monitoramos desde a entrada da matéria prima até a saída do produto acabado", explica Samuel, ao acrescentar que o GBarbosa atualmente conta com 105 produtos de marca própria.

Aceitação

O gênero alimentício é um dos segmentos de maior aceitação por parte dos consumidores. O azeite marca própria, apresenta 0,5% de acidez importado diretamente de Portugal, além do pão de queijo GBarbosa, que é desenvolvido com uma formulação exclusiva. Por isso, o gerente de Marcas Próprias destaca também que alguns itens de fabricação própria já chegam a ultrapassar as marcas tradicionais.

"De acordo com dados da empresa de pesquisa Nielsen, nossa batata palito congelada tem saída na categoria superior à das marcas tradicionais. Outro exemplo muito interessante é quanto ao molho de tomate GBarbosa,no qual temos 15% de vendas, enquanto o mercado em geral tem 10,2%",acrescenta.

Tendência

Pouco a pouco, o mercado brasileiro de marcas próprias sai da antiga combinação de produtos de baixa qualidade com preços baixos e evolui para itens com qualidade garantida ao preço mais justo.

"Buscar novidades como a preferência por produtos mais saudáveis, orgânicos e importados faz muita diferença e ajuda a destacar ainda mais os produtos de marca própria nas gôndolas dos supermercados. Para se ter uma ideia, o mercado internacional de marcas próprias está muito mais maduro. No Reino Unido, por exemplo, temos registro de uma participação na venda na casa de 40%”, explica o gerente.

Pescados

Até o final do ano, a rede GBarbosa, maior supermercadista de Sergipe e quarta do país, pretende dobrar o número de itens marca própria, chegando à faixa de 200 produtos. Mas, antes disso, a chegada da Quaresma é uma boa oportunidade que os clientes têm de reafirmar os benefícios de adquirir produtos de marca própria no supermercado.

A grande aposta da rede está na linha de pescados, que este ano apresenta economia real de até 10%. Os produtos de marca própria disponíveis incluem o atum em postas e filés de tilápia, merluza e pescada, além de azeite português com acidez máxima de 0,5%, todos da marca GBarbosa.

Neste mês de março, a rede também lançou o sorvete de marca própria, fabricado com 70% de leite e disponível em quatro sabores: napolitano, flocos, chocolate e cajá/graviola, todos em potes de dois litros. Com a compra dos sorvetes da marca própria, o cliente faz uma economia de aproximadamente 15%. “Os sorvetes somam ao portfólio de produtos de marca própria na rede, que foi totalmente reformulada com o conceito de qualidade em primeiro lugar”, destaca o gerente de Marcas Próprias da red GBarbosa, Samuel Pereira.   

Fonte: Assessoria de Comunicação

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais