Quaresma provoca aumento na compra de pescados

Vendedores apostam na procura dos pescados

Com a chegada da Semana Santa muitos seguidores da religião católica mantêm a tradição de não comer carne vermelha e vão em busca de peixes e frutos do mar. No Mercado Central Augusto Franco, os vendedores, já acostumados com o aumento da procura destes produtos, ampliam seus estoques e buscam atrair os seus clientes com preços atrativos. 

Para os comerciantes, as vendas deste ano prometem ser melhores do que as dos anos anteriores. Eles apostam que, com aumento da comercialização dos produtos, há garantia de crescimento da renda.

A vendedora Valdicléia Ribeiro reafirma esta expectativa e acredita que haja aumento das vendas até o período da Semana Santa. Porém, ela faz uma ressalva que o valor do camarão deve subir.  “Devo alertar aos consumidores que, apesar de ampliarmos nossos estoques, o preço do camarão deve aumentar durante o feriado católico, por consequência do período de defeso do camarão”, relata.

Vadicléia alerta para o defeso do camarão e possibilidade do aumento do seu custo

Compra antecipada

A consumidora Josefa Teixeira, acostumada a frequentar o Mercado Central, prefere realizar suas compras com antecedência para garantir a aquisição dos produtos com preços mais baratos. Porém, apesar da cautela, ela se queixa e conta que este ano os valores dos peixes estão mais elevados. “Estou em busca de alguns pescados, mas como os preços estão mais altos, penso em substituir os produtos de minha preferência por outros que estejam mais em conta”, diz.

Para Luís Moura, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos, é notável o aumento do preço destes produtos nesta época. “O sintoma de que há ampliação do índice de compras, é o aumento do preço dos pescados e frutos do mar. Se formos transformar o número crescente de vendas em dados, diríamos que há aumento de 20% a 30% do valor cobrado pelos vendedores aos clientes”, informa.

Luís Moura ainda conta que o ideal é que os consumidores efetuem suas compras antes do período de maior procura, visto que, à medida que a Semana Santa for chegando, os preços dos produtos tendem a aumentar. “É recomendável que as pessoas comprem os peixes com antecedência para que possam adquiri-los com os preços mais baixos”, avisa.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais