Quase 5 mil sergipanos deram entrada no seguro-desemprego em abril

Aumento das solicitações do benefício é 10% maior em reação ao mesmo período do ano passado (Foto: Arquivo Infonet)

Durante o último mês de abril 4,7 mil sergipanos solicitaram o benefício do seguro-desemprego. O número é 10% maior que no mesmo período do ano passado, quando 4.280 sergipanos acionaram o benefício. O crescimento das demissões acontece no centro de uma pandemia da Covid-19 com consequências ainda sem precedentes.

De acordo com a Secretaria Especial da Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, é possível estimar que mais trabalhadores tenham sido demitidos, mas ainda não solicitaram o benefício do seguro-desemprego – já que eles têm um prazo de até 120 dias para requerer o benefício. “É possível que alguns pedidos possam ser feitos nos meses seguintes ao fim do vínculo empregatício”, explica o órgão.

Os requerimentos para ter acesso ao seguro-desemprego podem ser feitos de forma 100% digital e não há espera para concessão do benefício. Mas há, por exemplo, trabalhadores que estão aguardando a abertura das unidades do Sine, que são de administração municipal e estadual, para solicitar o seguro. As unidades estão com atendimento presencial suspenso em razão da pandemia da Covid-19. Segundo a Secretaria Especial do Trabalho, “não há dados sobre o número de trabalhadores que ainda poderão realizar o pedido dentro do prazo legal de quatro meses”, pontua.

Outros impactos para economia

No fim de abril, a Secretaria de Estado da Fazenda informou que só no início do mês, a redução na arrecadação com impostos como o ICMS provocou prejuízo de R$ 33 milhões nas receitas do estado. No mesmo período a Prefeitura de Aracaju apresentou estimativa de redução de R$ 85 milhões nas receitas ao longo do ano com arrecadação de impostos. Governo e Município aguardam o aporto do Governo Federal para compensar essas perdas.

Por Ícaro Novaes

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais