Reajuste da energia será a partir do dia 22

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou calendário de reajuste da energia elétrica. Sofrerá reajuste as tarifas de 10 distribuidoras, em Sergipe a agência autorizou o reajuste de 12,5% que estará em vigor no dia 22.

As concessionárias solicitaram índices de reajuste com efeito médio (residenciais e industriais) entre 6% a 17%. Deste total, pelo menos, seis companhias pediram reajuste acima de 10%. Sergipe ficou em quarto lugar entre os reajustes mais altos.

O maior índice solicitado foi apresentado pela Enersul/MS (17,56%), seguida da AES Sul/RS (13,37%), da Cemat/MT (13,18%), da Energisa/SE (12,5), da Coelba/BA (11,96%), da Consern/RN (11,6%), da Cemig/MG (8,8%), da Uhenpal/TO (8,22%) e da CPFL/SP (6,71%).

A informação da Aneel é que os reajustes dependem de aprovação da diretoria. Os pleitos de reajustes são usados como referência para análise técnica da agência que considera a necessidade das empresas de cobrir custos e ter remunerado os investimentos.

O reajuste anual é um dos três mecanismos de atualização das tarifas previstos nos contratos assinados entre as empresas e a União  com objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Os outros são a Revisão Tarifária Periódica (RTP) e a Revisão Extraordinária. A RTP acontece em média a cada quatro anos, enquanto a revisão extraordinária pode ocorrer a qualquer tempo, desde que ocorra um desequilíbrio justificado da concessão ou se houver criação de um novo encargo setorial, por exemplo.

Com informações da Aneel

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais