Receita Federal recebeu 5 mil declarações no 1ª dia de entrega em SE

Sergipe recebeu 5 mil declarações no primeiro dia, diz Receita Federal (Foto: Marcello Casal Jr)

A Receita Federal de Sergipe (RF/SE) espera receber, este ano, 225 mil Declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. Desde a última segunda-feira, 1º, os contribuintes já podem prestar contas ao leão e o prazo vai até o dia 30 de abril. De acordo com auditor fiscal,  Nilson Lima, no primeiro dia de entrega, a Receita Federal em Sergipe recebeu 5 mil declarações.

A expectativa da Receita Federal em Sergipe é receber cerca de 20 mil declarações até o dia 4 de março. De acordo com Nilson Lima, as pessoas que enviarem suas declarações nesses primeiros quatro dias receberão a restituição no primeiro lote.

“As pessoas que tem direito e desejam receber sua restituição do imposto de renda logo, devem enviar sua declaração até o dia 4 de março. Estando tudo certo, a restituição de quem fizer sua declaração até o dia 4, será paga no primeiro lote. Ano passado, foram 20 mil pessoas, fora o grupo prioritário, que recebeu no primeiro lote”, orienta Nilson.

Uma das novidades desse ano, segundo Nilson, é em relação a declaração do auxílio emergencial. As pessoas que receberam o benefício e somado a outros rendimentos ultrapassou a quantia de R$ 22.847,76 no ano passado, terão que declarar e devolver a quantia ao Governo.

“Só será obrigado a declarar a pessoa que recebeu o auxílio e junto com outros rendimentos tributários ultrapassou a quantia de R$ 22.847,76. Terá um campo específico para declarar esse beneficio e será gerado uma DARF para que a pessoa devolva o valor do benefício que foi pago indevidamente”, esclarece.

Declaração Simplificada

Uma opção para os contribuintes é utilizar o modelo de declaração simplificada. De acordo com Nilson, essa opção é vantajosa para as pessoas que tem poucas despesas dedutíveis.

“Quando as despesas comprovadas são inferiores a 20% do rendimento tributário anual, ou seja, uma pessoa que não tem muitas despesas para deduzir no imposto de renda, é mais vantajoso usar essa modalidade e receber o desconto simplificado de 20% dos rendimentos tributáveis na declaração”, enfatiza.

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais