Receita vai notificar 37 mil contribuintes suspeitos de omissão nos rendimentos

A partir da próxima segunda-feira, 10, a Receita Federal vai começar a notificar cerca de 37 mil contribuintes suspeitos de omitir rendimentos em suas declarações de imposto de renda nos últimos cinco anos. As pessoas físicas são o alvo da fiscalização, que será realizada simultaneamente em todo o país.

 

Os dados utilizados na operação são mais complexos que os obtidos na malha fina. Além das informações indicadas no imposto de renda, gastos com cartões de crédito superiores aos rendimentos e transações imobiliárias foram considerados.

 

No cruzamento de dados, foram identificadas 30 mil pessoas que apresentam distorções em suas declarações. Os outros sete mil investigados, informa a Receita, sequer apresentaram declarações. Os primeiros contribuintes começaram a ser notificados exatamente uma semana após o início do prazo para a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2008. 

 

Apenas os 2.634 contribuintes com as maiores suspeitas de fraude terão de pagar R$ 1 bilhão em impostos, multas e juros, caso sejam comprovadas as irregularidades. Ao longo do ano, segundo a Receita, os demais investigados serão monitorados.

 

Além de ter de quitar o imposto devido, acrescido de juros, o contribuinte detectado pela Receita pode pagar multa que varia de 75% a 150% do valor do tributo. A fiscalização de pessoa físicas é a primeira etapa da denominada Estratégia Nacional de Fiscalização 2008. Nos próximos meses serão anunciadas operações similares para empresas.

 

Com informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais