Recursos minerais: governo quer ampliar aproveitamento

O governo do Estado está se movimentando para ampliar o aproveitamento econômico dos recursos minerais de Sergipe. Na última sexta-feira, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, recebeu o presidente de uma das mais importantes empresas de mineração do mundo, a canadense Talon Metais, Stuart Comline, que está sendo atraída para pesquisa e posteriormente explorar jazidas de silvinita e carnalita para a produção de cloreto de potássio.

Um dos insumos para a fabricação de adubos, o potássio tem em Sergipe a única mina de produção do país, explorada pela Vale em Santo Amaro, a partir da silvinita. Outra mineração da Vale, a partir da carnalita, está em estágio adiantado de testes em Maruim.

A produção brasileira de potássio corresponde a aproximadamente 10% da demanda interna, o que tem motivado os governos federal e estadual a buscarem empresas interessadas em explorar as jazidas de sais potássicos, abundantes em Sergipe, reduzindo a dependência externa do país.

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais