Refino precisa de refinarias

0

Com o oceano de petróleo descoberto nas profundas camadas do pré-sal, a Petrobras, de acordo com as declarações do seu presidente, Sérgio Gabrielle, na revista Dinheiro, da semana passada, irá direcionar parte dos seus investimentos para a área de refino com o objetivo de exportar derivados, de maior valor agregado, em substituição ao óleo cru. Isto implicará na instalação de várias refinarias. Para o nordeste, além da refinaria de Pernambuco, já em edificação, fala-se em mais 3: no R. G. do Norte, Ceará e Maranhão.

E nós, que somos produtores de petróleo e gás, nada? É hora de nossas autoridades se mobilizarem. A propósito, esta semana, no grande expediente da Câmara, o deputado Albano Franco, num discurso sobre as potencialidades de Sergipe, nas áreas mineral e energética, reivindicou à Petrobrás uma refinaria para Sergipe, e, mais uma vez, a instalação de usina termonuclear. Tudo indica que poderemos vivenciar uma fase decisiva e promissora para o desenvolvimento do nosso Estado em matéria de investimentos estruturantes. Tudo irá depender da mobilização política que venha a acontecer. O tempo urge…

Por Ivan Valença

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais