Representantes do Ministério Público e da Citricultura se reúnem em Boquim

Representantes do Ministério Público Estadual, Deagro, Ministério da Agricultura e produtores da região citrícola sergipana estarão reunidos em Boquim nesta terça-feira para assinar um Termo de Ajustamento de Conduta que tem o objetivo de conscientizar os citricultores a não comercializarem mudas cítricas de forma clandestina.

De acordo com o coordenador da citricultura em Sergipe, Raul Dantas, produtores estão desrespeitando a lei e comercializando, de forma clandestina, mudas plantadas a céu aberto, principalmente no Estado da Bahia. “A produção e a comercialização de mudas a céu aberto não estão previstas na Legislação Federal, porque corre o risco de trazer doenças que não existem aqui no Estado. A Lei só permite a produção em viveiros telados, já que são fiscalizados por profissionais devidamente treinados, que garantem a qualidade, impedindo o risco de pragas que devastam toda a plantação”.

Durante o evento, está prevista a realização de duas palestras. Uma será proferida pelo coordenador Raul Dantas, sobre as ações desenvolvidas no processo de Revitalização da Citricultura, e outra pela agente de Defesa vegetal do Deagro, Eugênia Ramos, que abordará a Legislação da Produção e Comercialização de Mudas.

“Com essas palestras e o termo de Ajustamento de Conduta assinado, nós acreditamos que os produtores se conscientizarão dos danos que podem causar para a citricultura futuramente”, ressaltou Raul Dantas.

 

Território Centro-Sul

 

Nesta quarta-feira, 19, representantes das prefeituras, sindicato dos trabalhadores rurais da região citrícola, Deagro, Pronese, Pronaf, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Associações de Produtores e MST estarão participando, na sede do Centro de Treinamento do Deagro, em Boquim, de uma reunião para discutir a implantação do Território Centro-Sul. Os representantes das três esferas governamentais vão expor a necessidade de investimento em infra-estrutura, com o objetivo de interligar os 14 municípios que fazem parte da região citrícola sergipana.

De acordo com o secretário-executivo do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável em Sergipe (CEDR/SE), Sérgio Santana, essas ações que vão ser executadas com recursos dos governos estadual, federal e municipal são fundamentais para o agilizar o processo de desenvolvimento da citricultura em Sergipe. “Com os 14 municípios interligados, o deslocamento de produtos e produtores vai se tornar mais prático e rápido. É preciso que isso seja entendido por todos para agilizar esse processo, por isso a necessidade do encontro”.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais