Retomada: lojas do Centro são fiscalizadas pela Defesa Civil e Procon

“Nosso foco foram as lojas de calçados, cosméticos, armarinho, dentre outras previstas para serem reabertas”, afirma o major Silvio (Foto: Defesa Civil Municipal)

Durante a manhã desta segunda-feira, 3, agentes da Defesa Civil, Procon e Guarda Municipal, estiveram no centro de Aracaju fiscalizando a reabertura de algumas atividades comerciais. Segundo a Defesa Civil, a vistoria teve como objetivo central orientar os comerciantes em relação aos procedimentos sanitários corretos a serem implementados nas respectivas lojas.

Igor Lopes (à esquerda) e major Silvio (à direita) orientam os comerciantes (Foto: Defesa Civil Municipal)

“Como algumas lojas estiveram fechadas por mais de três meses, era preciso uma orientação a respeito das medidas sanitárias a serem adotadas”, resume o major Sílvio Prado, coordenador da Defesa Civil do município de Aracaju. Ainda segundo ele, não houve autuações, apenas orientações.

“Focamos nas lojas de calçados, cosméticos, armarinho, dentre outras previstas para serem reabertas”, afirma o major. Silvio também diz que foi explicado aos comerciantes as exigências de respeitar a quantidade mínima de pessoas na loja, além do uso de álcool em gel logo na entrada. “O nosso trabalho hoje foi justamente para reafirmar essas orientações que já são de conhecimento de todos”, afirma.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, destaca que as ações têm continuidade nesse momento para orientar os fornecedores que receberam autorização para funcionar e passam a receber os clientes em loja. “Orientamos sobre a necessidade de atendimento às normas de biossegurança, em conformidade com os decretos do poder executivo, e respeito ao direito à saúde e direito à segurança do consumidor, o que está previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu Art. 6º”, pontuou Lopes.

Denúncias

As fiscalizações ocorrem de maneira contínua, porém, caso seja visualizada qualquer situação de descumprimento dessas normas, que são impostas pelo poder público, os consumidores podem realizar suas denúncias ou esclarecer suas dúvidas, por meio do SAC 151, do Procon Aracaju, em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

por João Paulo Schneider e Verlane Estácio

Com informações da PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais