Reunião com comitê nesta quarta-feira deve selar retorno de Shoppings

0
Reunião acontece nesta quarta-feira, as 11h (Foto: ASN)

Na direção da retomada econômica, o Governo do Estado deve autorizar, nesta quarta-feira, 4, o funcionamento dos shoppings de Sergipe. A reunião com o comitê da área e com um empresário representando os centros de compras está marcada para as 11h e restam alguns detalhes a serem definidos, como a capacidade de público, horário de funcionamento e os serviços dentro dos shopping que ainda não serão liberados.

O governador Belivaldo Chagas (PSD) defende, por exemplo, que cinemas, parques infantis e as praças de alimentação desses centros de compras permaneçam fechados. No entendimento do governador, as pessoas passam mais tempo dentro dos shoppings por causa da praça de alimentação, o que ele pretende evitar no momento. Além desse argumento, Belivaldo acredita que seria injusto autorizar o retorno dos restaurantes dos shoppings, e não fazer o mesmo com os demais bares e restaurantes do estado – que continuam impedidos de funcionar. A discussão sobre a reabertura desse segmento só deve ocorrer na semana que vem.

Com o retorno dos shoppings, a frota de ônibus do transporte público da Grande Aracaju também deve retornar a 100%. Segundo Belivaldo, o pedido já foi feito à Prefeitura de Aracaju, para que garantisse a totalidade dos veículos da frota circulando, com o objetivo de reduzir a aglomeração em terminais e dentro dos próprios ônibus.

Com um prazo diferente e cuidado mais específico, o Governo também discute a retomada das aulas no estado. A projeção da administração é que o ano letivo seja retomado ainda em 2020, mas os impactos estão sendo calculados, principalmente na seara do ensino público, que detém uma variedade de perfis de estudantes. Ainda não há data de previsão de retorno das aulas.

Sergipe atualmente 60 mil casos registrados da Covid-19, com 1.489 óbitos. Para proceder com a retomada econômica, o Governo afirma que tem feito sua parte, com expansão de leitos de UTI para 209 na rede pública, e 409 de enfermaria, somando os disponibilizados pela Prefeitura de Aracaju.

Por Ícaro Novaes
Com informações do Governo

Comentários