Reunião em Estância define “Mão Amiga” para entressafra da laranja

Seides oferece benefício de R$ 190 e capacitação aos agricultores (Fotos: Edinah Mary/Seides)
A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) realizou nesta quarta-feira, 11, uma reunião com instituições parceiras do programa de transferência de renda “Mão Amiga” para estabelecer metas de execução do serviço para a entressafra da laranja em 2010. O encontro aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Estância, e contou com a participação de agricultores interessados em cadastrar-se no programa.

O encontro definiu a logística que cada instituição envolvida deverá seguir durante o período de cadastramento. Além do benefício financeiro de R$ 190 reais, o programa também contribui para melhorar as condições de vida desses trabalhadores com a participação em cursos de qualificação profissional, alfabetização e cuidados com a saúde pessoal e coletiva. Para a edição deste ano, a expectativa é que chegue a mais de 400 pessoas cadastradas.

Encontro teve a participação de agricultores interessados no cadastro
Critérios

Para receber o benefício, o trabalhador rural deve atender a dois critérios básicos: estar inscrito no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, e pertencer a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Implantado pelo Governo de Sergipe, através da Lei 6.697 de 1º de outubro de 2009, o programa Mão Amiga integra as ações do Departamento de Renda e de Cidadania da Seides e, no total, atende a 28 municípios e cerca de 5 mil famílias sergipanas são beneficiadas.

Os municípios beneficiados nesta etapa serão Arauá, Boquim, Cristinápolis, Estância, Indiaroba, Itabaianinha, Itaporanga, Lagarto, Pedrinhas, Riachão do Dantas, Salgado, Santa Luzia Itanhi, Tomar do Geru e Umbaúba. A partir do dia 11 de agosto será iniciado o cadastramento dos catadores de laranja dessas cidades.

Com informações da Seides

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais