Saiba como bloquear ligações de telemarketing em linhas telefônicas

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O serviço permite que qualquer pessoa bloqueie ligações de telemarketing em suas linhas telefônicas

O serviço ‘Não Me Perturbe’, da Anatel, já está disponível para quem quiser bloquear ligações de telemarketing. A plataforma entrou em vigor nesta terça-feira, 16, e permite que qualquer pessoa cadastre suas linhas telefônicas (celulares ou fixas) para que receba ligações de prestadoras de serviços somente em caso de cobranças.

A frequência de ligações indesejadas está entre os fatores que causaram a determinação da Anatel, como afirma o economista e coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Luis Moura. “O cadastro impede abusos constantes por parte das empresas de telemarketing no sentido de ficar oferecendo serviços para tentar atrair clientes”, diz.

Operadoras de telefone, provedores de internet e empresas de TV paga estão presentes na lista de prestadores de serviço que podem ter suas ligações bloqueadas. O cadastro é feito através do CPF do titular de uma ou mais contas, podendo optar entre bloquear ligações das empresas de telemarketing de forma individual ou de todas elas.

Segundo a Anatel, a pessoa cadastrada que continuar recebendo ligações de oferta de bens e serviços de telecomunicações deve ligar para o número 1331 para fazer uma reclamação. As sanções podem variar de advertência à multa de até R$ 50 milhões.

O prazo do bloqueio é de até 30 dias após o cadastro e é possível voltar a receber chamadas provenientes das prestadoras de serviços solicitando o desbloqueio da linha.

Por Juliana Melo e  Aisla Vasconcelos

A matéria foi alterada às 12:40 de 16/07 para acréscimo de informações sobre a telefonia fixa
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