SE integra missão de visita a África

Levar as experiências exitosas na área de assistência técnica e extensão rural (Ater) de Sergipe aos países africanos, esse é o objetivo da ida do Presidente da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Jefferson Feitoza de Carvalho, a Gana, na tarde desta sexta-feira, 13, ao acompanhar a missão de cooperação técnica em visita àquele país. A missão faz parte do Programa de Cooperação Técnica Brasil/África para o desenvolvimento da produção de alimentos pela agricultura familiar nos países africanos para fins de segurança alimentar e nutricional.

O Estado de Sergipe, através da Emdagro, foi escolhido para integrar a missão à Gana por ter suas experiências de Ater reconhecidas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), tendo sido indicado o presidente da empresa, Jefferson Feitoza, para representar o sistema nacional de Ater na África.

Para Jefferson, esse reconhecimento o deixou muito feliz. “Estou me sentindo muito feliz pelo MDA reconhecer o destaque do Estado de Sergipe na prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural e honrado por ter sido escolhido para representar, no programa de cooperação Brasil/África, o melhor da Ater no Brasil”, disse o Presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho.

Pelo programa, o Governo Brasileiro apoiará os Governos Africanos no desenvolvimento do Programa Mais Alimentos África, através de financiamentos de máquinas e equipamentos agrícolas de fabricação brasileira para o emprego no aumento da produção de alimentos daqueles países, do apoio na melhoria da assistência técnica e extensão rural, financiamentos de safras, na comercialização, destacando, sobretudo, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e os programas relacionados aos mercados institucionais, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), operados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Missão Africana

Em março deste ano, uma missão africana composta por técnicos moçambicanos, ligado ao Ministério da Agricultura de Moçambique, esteve em Sergipe reunidos com o presidente e técnicos da Emdagro com o objetivo de conhecer in loco as ações de assistência técnica e extensão rural (Ater) desenvolvidas pela empresa junto aos agricultores familiares dos municípios de Simão Dia e Carira.

Assim como a visita da missão brasileira África, a vinda da missão africana faz parte de um projeto tripartite de cooperação técnica entre Brasil, Moçambique e Japão, na perspectiva de desenvolver a agricultura comercial daquele país com base nas experiências agrícolas brasileira. Pelo acordo, o papel do Japão é entrar com o aporte financeiro e a garantia de mercado aos produtos oriundos de Moçambique, ao Brasil cabe transferir suas tecnologias agrícolas e o seu conhecimento técnico e a Moçambique as disponibilidades de terras para o desenvolvimento da agropecuária e da mão-de-obra na área agrícola.

Fonte: Embrapa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais