Sedetec presente em Fórum de Secretários

Durante a última quinta-feira, 7, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência e da Tecnologia (Sedetec) participou diretamente de um dos mais importantes eventos relacionados ao desenvolvimento econômico nos Estados, a reunião ordinária do Fórum Nacional de Secretários de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (FONSEIC).

Em sua 17ª edição, o fórum congregou as mais importantes autoridades da área e foi realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) no auditório da Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX) em Brasília/DF.

“Eventos como esse dão a dimensão exata da importância que os governos estadual e federal dão ao desenvolvimento econômico. E Sergipe, que pode ser considerado uma referência nessa questão, não poderia ficar de fora”, ressaltou o secretário Zeca da Silva, da Sedetec, que esteve presente no fórum e participou de todas as discussões. “Fiz questão ainda de trazer para esse encontro o presidente da Codise, Décio Portella, e o chefe da Assessoria de Planejamento (Asplan), Maurício Nascimento, de forma a darmos ainda mais relevância não só a nossa participação, mas também para ampliar contatos e para mostrarmos o quanto Sergipe tem se destacado”, completou Zeca.

Para o diretor da Codise, essa é uma forma de aproveitar a troca de informações para fortalecer ainda mais as políticas desenvolvimentistas realizadas pelo governo. “O secretário Zeca da Silva tem nos dado amplas condições de trabalho. E a participação sergipana num importante fórum como esse é um exemplo de que as ações da Sedetec e da Codise estão sendo constantemente atualizadas em relação ao que se pratica nessa área em todo o país”, frisou Décio Portella.

Já o chefe do setor de planejamento da Sedetec, Maurício Nascimento, avaliou como positiva a presença de Sergipe no fórum pela quantidade de discussões relevantes que foram tratadas. “Não se faz política de desenvolvimento de forma isolada. E tivemos a chance de compartilhar experiências e demonstrarmos que Sergipe é, sim, referência quando o assunto é desenvolvimento econômico”, disse Maurício.

Fonseic

Na programação da 17ª reunião do FONSEIC, diversas palestras foram realizadas após a abertura do evento, feita pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Dentre elas, destaque para o secretário de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, que apresentou o tema “Registro Mercantil: perspectivas para as juntas comerciais e o Programa Empreendedor Individual”. Já Heloisa Menezes, secretária de Desenvolvimento da Produção do MDIC, discutiu com a “Dinâmica de funcionamento do Fonseic e uma proposta de agenda permanente de trabalho para tratar de política industrial, política para Arranjos Produtivos Locais (APLs) e ambiente de negócios”. E a secretária de Comércio Exterior do MDIC, Tatiana Prazeres, explicou o Plano Nacional de Cultura Exportadora, que tem a ideia de difundir a cultura exportadora nos estados, e lançou a “Balança Comercial – Cooperativas” e o “Aprendendo a Exportar – Cooperativismo”.

Um momento de especial destaque do fórum foi a palestra concedida pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, “Perspectivas do investimento e do desenvolvimento regional no Brasil”, que também abordou os financiamentos do banco para setores apontados como prioridade – PAC, Pré-Sal, setores de energia e mobilidade humana, entre outros. Coutinho ainda falou sobre desenvolvimento regional, ações conjuntas entre o banco e Estados, ações do banco previstas para 2011 e desafios de longo prazo.

A reunião do Fonseic ainda teve apresentações da Rede Nacional de Informações sobre Investimentos (Renai/SDP), Rede de Arranjos Produtivos Locais (APLs/SDP) e Rede Nacional de Política Industrial (Renapi), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

“Como se pôde ver nesse fórum, Sergipe está antenado e atuante nessa importante área para o crescimento do Estado como um todo, que é o desenvolvimento econômico. Nossa equipe técnica é da melhor qualidade e os programas desenvolvidos por nós estão entre os mais avançados do país. Isso nos orgulha, mas também nos faz mais conscientes de nossas responsabilidades e de que devemos seguir fazendo cada vez mais e melhor”, finalizou o secretário Zeca da Silva.

Fonte: Sedetec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais