Semana do MEI promoveu quase 1,5 mil atendimentos

Empreeendedores foram beneficiados com capacitações (Foto: Sebrae)

Quase 1,5 mil atendimentos realizados e mais de 600 pessoas capacitadas. Esse é o saldo da 8 edição da Semana do Microempreendedor Individual, que terminou no último sábado, dia 7. O evento foi promovido pelo Sebrae na capital e em 17 municípios do interior, disponibilizando gratuitamente cursos, palestras e oficinas a quem já buscava abrir um negócio ou desejava sair da informalidade.

Durante seis dias foram oferecidas mais de 150 horas de capacitação sobre empreendedorismo, finanças, planejamento, compras e diversos outros temas que fazem parte da rotina dos empreendedores.

Além da oportunidade de buscar novos conhecimentos, o público também contou com um amplo serviço de orientação empresarial, com a participação de representantes de instituições financeiras e órgãos estaduais e federais.

Outro serviço oferecido foi a instrução do MEI quanto às suas obrigações legais.  Eles receberam informações sobre a necessidade de entrega da declaração de faturamento anual, cujo prazo termina no próximo dia 31 de maio, e a importância do pagamento em dia dos boletos DAS, sendo alertados sobre os riscos de perderem os benefícios previstos em lei e ficarem em dívida com o Fisco.

“ Ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Ultrapassamos em mais de 30% a meta de atendimentos e em quase 20% a de capacitações. Esses dados mostram que os sergipanos estão buscando cada vez mais as informações necessárias para gerenciar seus negócios. Isso é fundamental para garantir a sua sustentabilidade”, explica o superintendente do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.

Formalizações

Outro número a ser comemorado é o número de pessoas que se formalizaram e assim deixaram de fazer parte da economia informal. Mais de 90 sergipanos realizaram o cadastro como Microempreendedor Individual, garantindo a partir de agora o direito de ter um CNPJ e conquistando benefícios previdenciários.

Mas quem não conseguiu participar das atividades da Semana não deve ficar preocupado. Isso porque as capacitações e os atendimentos continuarão a ser oferecidos na sede do Sebrae e nos seus escritórios regionais localizados em Lagarto, Estância, Itabaiana, Propriá e Nossa Senhora da Glória. A programação de cursos está disponível no site WWW.se.sebrae.com.br.

O Microempreendedor Individual

O MEI é uma categoria jurídica direcionada as pessoas que trabalham por conta própria, faturam até R$ 60 mil ao ano, não possuem participação em outras empresas como sócio ou titular e empregam no máximo um funcionário recebendo o salário mínimo ou o piso da categoria.

Mediante o pagamento de uma taxa mensal de no máximo R$ 50 o trabalhador passa a contar com auxílio doença, salário maternidade, aposentadoria após 15 anos de serviço e pensão por morte. Outros benefícios importantes são poder vender para o governo, ter acesso facilitado aos serviços bancários e linhas de crédito. Em Sergipe, segundo dados da Receita Federal, há mais de 38 mil pessoas enquadradas como MEI.

Fonte: Sebrae

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais