Semfaz disponibiliza agendamento online para serviços

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Agendamento para serviços poderá ser realizado online no Portal do Contribuinte. (Foto: Marcelle Cristinne/PMA)

A tecnologia tem sido uma grande aliada do setor público na busca pela otimização dos serviços ofertados ao cidadão e no alcance por melhores resultados, tanto na qualidade do que é oferecido quanto na eficácia da resolução das demandas. Especialmente nos últimos meses, devido a situação de pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, os órgãos precisaram reinventar seus processos de trabalho e adequar suas rotinas à necessidade atual: menos presença física, melhor controle de entrada e saída de pessoas, mais eficiência no ambiente virtual.

Atenta a esta necessidade, a Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) de Aracaju tem investido em ferramentas que auxiliem na relação com a sociedade e aprimorem a execução dos serviços pelos seus colaboradores. O último investimento neste sentido está disponível no Portal do Contribuinte: o agendamento on-line. Com o novo recurso, o cidadão que precisar resolver pendências ou solicitar algum serviço ao órgão poderá fazê-lo marcando este atendimento através do site fazenda.aracaju.se.gov.br.

“A ferramenta desenvolvida é bastante simples, de fácil utilização, e contempla a necessidade de organização e agilidade. O primeiro passo é o cadastro no domicílio eletrônico, onde o contribuinte poderá acessar diversos serviços da Fazenda. Já cadastrado, ele escolherá uma data e horário para o atendimento presencial e receberá um comprovante, que deve ser salvo no próprio celular ou impresso. No dia e hora marcados, ele levará esse documento até a secretaria e não precisará enfrentar filas para receber o atendimento desejado”, esclarece o diretor de Tecnologia e Informação da Semfaz, Bruno Andrade.

Também é possível utilizar o recurso através do telefone 3179 -1100, escolhendo a opção “agendar atendimento”, onde o cadastro e o agendamento serão feitos pela própria atendente. Por enquanto, os assuntos direcionados ao Departamento de Atendimento ao Contribuinte (DAC) ou ao Setor de Fiscalização é que estão com o recurso do agendamento disponível, onde é possível tratar sobre o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e Taxa de Localização e Funcionamento (TLF), além do atendimento para a Assistência Social, Procuradoria, Protesto, Nota Fiscal (pessoa física) e Nota Fiscal Eletrônica (pessoa jurídica).

Ambiente virtual

A Secretaria Municipal da Fazenda não deixou de atender o cidadão durante os meses da pandemia, pelo contrário. Foi justamente neste período que o Portal do Contribuinte recebeu um reforço e passou a oferecer 100% dos serviços ofertados pelo órgão. Em alguns casos, o atendimento é realizado no mesmo momento, em outros, o cidadão realiza um requerimento on-line e é atendido logo em seguida, podendo acompanhar o processo virtualmente. Para se ter uma ideia, foram 21 mil atendimentos presenciais entre os meses de abril e setembro de 2020. Já em 2019 o registro foi de 51 mil atendimentos.

“A compensação dessa diferença se deu exatamente com a utilização do portal. De maio a setembro de 2020, foram aproximadamente 91.700 usuários atendidos no ambiente virtual; no ano passado registramos 84 mil atendimentos”, detalha o secretário da Fazenda, Jeferson Passos. Segundo ele, um dos dados mais relevantes deste período foi o aumento de novos usuários chegando ao site, também entre os meses que compreendem a pandemia, onde se teve uma diminuição dos serviços presenciais e um aumento pela procura do ambiente on-line.

Em 2019, foram 69.100 usuários novos entre maio e setembro, número que chegou a 83.700 usuários no mesmo período deste ano. O crescimento da utilização da página também é confirmada através das visualizações. Foram cerca de 945 mil no ano passado e mais de 1 milhão em 2020. Dados que confirmam ser este o caminho para facilitar e agilizar o atendimento ofertado pelo serviço público. “Temos buscado investir na modernização de todos os processos da Fazenda, otimizando os sistemas internos e levando para o virtual tudo que facilitar a nossa relação com o contribuinte. A tecnologia está nos auxiliando a melhorar o serviço público e potencializar nossos resultados”, avalia o gestor.

Fonte: Secom/PMA

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