Semfaz vai realizar o 1º Ciclo de Treinamento Integrado

0
O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, apoia a iniciativa (Foto: Arquivo Infonet)

Qualificar profissionalmente os servidores e, consequentemente, otimizar o serviço que eles desenvolvem no funcionalismo público. Esse é o objetivo do 1º Ciclo de Treinamento Integrado da Prefeitura de Aracaju, evento organizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), com o apoio da Controladoria Geral do Município (CGM), Aracaju Previdência (Ajuprev) e Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog). O circuito de cursos está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira, 1º de setembro.

Segundo explica o coordenador de Controle e Gestão de Sistemas da Semfaz, Marcos Dias, o evento será dividido em 15 diferentes módulos, abordando conteúdos sobre a operacionalização dos sistemas de compra e dispensa, inexigibilidades, contratos, registro de preço e licitação, contabilidade, almoxarifado, patrimônio, procedimentos da Receita Federal do Brasil, declaração de débitos, créditos e códigos tributários, além dos sistemas utilizados pela Educação, Saúde, Ajuprev e Seplog.

"Serão aulas teóricas e práticas, com conteúdo passado de forma objetiva e clara. A intenção é qualificar aquele servidor que já trabalha utilizando alguns desses sistemas, mas também capacitar aquele que nunca usou nenhum deles, mas tem a vontade de aprender, agregando conhecimento ao currículo profissional", ressalta Marcos Dias. De acordo com ele, essa disseminação do conhecimento é importante, principalmente, por causa da rotatividade que é inerente a algumas funções. "A substituição de funcionário não pode prejudicar o andamento dos trabalhos", pontua.

Pode participar do evento qualquer servidor da Prefeitura de Aracaju que tenha interesse em se atualizar ou conhecer os sistemas, principalmente os que atuam nas Diretorias Administrativas e Financeiras (DAFs). "As aulas serão ministradas e 11 a 29 de setembro e, para participar, basta que o servidor preencha o formulário de inscrição, já disponível no DAF de cada secretaria. Ele pode se inscrever em mais de um módulo, a depender da preferência e necessidade que tenha", enfatiza o coordenador.

Prata da casa

Um dos destaques para o 1º Ciclo de Treinamento Integrado é a valorização da prata da casa. Todos os módulos serão ministrados por técnicos especializados  da própria Prefeitura, que vão compartilhar o conhecimento que possuem. "Com isso nós cumprimos a determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, de reduzir custos com a máquina pública. Promoveremos um evento com grande qualidade técnica, mas sem gastos com deslocamentos para outras cidades, diárias, inscrições ou passagens aéreas. Tudo ocorrerá aqui, na Escola de Governo, que tem ótima estrutura para atender a demanda", destaca Marcos Dias.

O secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, apoia a iniciativa e parabeniza os setores envolvidos na organização do eventos, incentivando outras iniciativas similares. "Entendo que esse elenco de cursos deve fazer parte de uma agenda permanente da Escola de Governo. Inicialmente para atender a demanda de conhecimento reprimida no município e depois, anualmente, como mecanismo de atualização e capacitação das equipes. Essa qualificação profissional é extremamente importante para a otimização do trabalho que é desenvolvido pelos servidores da Prefeitura de Aracaju", avalia.

Fonte: Secretaria Municipal da Fazenda – Semfaz

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais