Sergipe está entre os sete estados com resultados negativos no varejo

0
Sergipe está entre os sete estados com resultados negativos no varejo (Foto: Agência Brasil)

O comércio varejista em Sergipe recuou 0,3% em julho frente a junho do mesmo ano, na série com ajuste sazonal. Na série sem ajuste sazonal, frente a julho do ano passado, o avanço nas vendas no varejo foi de 1,1%. No acumulado do ano, o volume de vendas no comércio varejista cresceu 3,5% na comparação com o mesmo período de 2020. No acumulado dos últimos 12 meses, o avanço ficou em 3,4%. Com este recuo, Sergipe foi contrário à média nacional, que registrou um aumento de 1,2%.

No país, houve resultados positivos em 19 das 27 UFs, com destaque para: Rondônia (17,5%), Santa Catarina (12,5%) e Paraná (11,1%). Por outro lado, houve quedas em sete das 27 UFs, com destaque para: Minas Gerais (-2,1%), Rio Grande do Norte (-1,5%) e Amazonas (-1,4%), incluindo o estado de Sergipe (-0,3%). É importante ressaltar que, apesar de uma retração no volume de vendas em julho de 2021, os índices na receita nominal foram positivos. Por exemplo, na comparação com junho, houve um aumento de 1,2% e de 15% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No comércio varejista ampliado, que inclui Veículos, motos, partes e peças e Material de construção, o volume de vendas em julho de 2021 também apresentou recuo de -2,2%, diante de um aumento de 2,6% em junho. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o aumento chegou a 7%. O índice da receita nominal recuou 0,3% em julho de 2021 e em comparação com o mesmo mês do ano anterior, teve um aumento de 20,1%.

Para a mesma comparação, no comércio varejista ampliado, a variação positiva entre junho e julho (1,1%), foi seguida por 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Santa Catarina (6,7%), Paraná (6,2%) e Mato Grosso do Sul (5,3%). Por outro lado, registrando queda, figuram 12 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Maranhão (-2,6%), Rio Grande do Norte (-2,2%) e Sergipe (-2,2%).

Fonte: IBGE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais