Sergipe fica em 8º no Desafio Sebrae

Sergipe fez bonito e conquistou o oitavo lugar no Desafio Sebrae 2009. Mas para chegar à grande final, a equipe Roletrando teve que vencer a fase estadual e se classificar para a semifinal, realizada em Brasília. Participaram da semi 145 estudantes, divididos em 32 equipes.

A Roletrando é formada pelos alunos Vinicius Almeida Castro, Thaissa Almeida, Thiago Mello e Danilo Reinert, da Universidade Federal de Sergipe e Universidade Tiradentes, eles estudam nos cursos de arqueologia, ciência da computação e petróleo e gás. A grande vencedora do jogo virtual foi a Equipe Peridilare, formada por cinco estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo.

Vinicius Castro, cabeça da equipe, ficou satisfeito com o resultado e estava esperançoso para a final. “Na semifinal competiram às equipes vencedoras dos seus estados. Todos conhecem bem a competição, foi uma disputa acirrada. E para deixar as coisas ainda mais complicadas, nessa fase o jogo estava ainda mais difícil, a tomada de decisão tinha que ser mais pensada, não podia haver erros. Mas foi ótima, a dificuldade era para todos, deixa a experiência ainda mais enriquecedora. Na final, logo no início das fases, tomamos uma decisão errada, que prejudicou o resultado geral de nossa equipe. Mas valeu, foi uma excelente experiência de vida”, revela.

Quando questionado sobre como agiu na grande final, o universitário foi cauteloso. “Queríamos a vitória, mas não deu, não foi fácil. Estávamos tranqüilos, focados, mas cometemos um erro logo no início da grande final”, diz Vinicius. Opinião compartilhada por Thaissa Almeida, única mulher da equipe. “Acreditamos no nosso potencial, sabíamos que podíamos sair vitoriosos dessa competição, tínhamos as mesmas chances do que as outras sete equipes. Participar da semifinal e da final foi uma ótima experiência, parece com a final estadual, só que o jogo foi mais complicado, o mercado estava mais instável”. Para Thaissa participar do Desafio Sebrae é enriquecedor, “Deixa a gente mais preparada na hora que decidir montar nosso próprio negócio”, revela a estudante.    

Enquanto Vinicius comemorou a decisão de forma cautelosa, e Thaissa emocionava-se com o excelente resultado, os parceiros Danilo e Thiago eram pura alegria. “Foi um jogo difícil, o mercado se comportou de forma inesperada, não vencemos mas participamos da final e representamos nosso estado da melhor forma possível”, afirma Danilo. Já Thiago está feliz por conhecer um pouco de como funciona o mundo dos negócios. “Tivemos noções reais de como é ser um empreendedor, essa experiência vou levar para a vida”, explica Thiago Mello.

O principal objetivo do Desafio SEBRAE é estimular a cultura empreendedora. Ele é coordenado pelo Sebrae e COPPE / Universidade Federal do Rio de Janeiro, patrocínio Banco do Brasil.

Semifinal

Participaram da semifinal 32 equipes, representando todos os estados do Brasil. Elas foram divididas em oito chaves, cada chave com quatro equipes. Classificava-se para a grande final a equipe vencedora de cada chave. Sergipe foi à vencedora da chave três, seu grande diferencial foi à constância em todas as fases do jogo.

Final

Oito equipes participam da final, três eran da região Sul, duas do Nordeste, uma do Sudeste, uma do centro Oeste e uma do Norte. O Rio Grande do Sul participou da final com duas equipes, já Sergipe, Piauí, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Amazônia participam com uma equipe. Em 2008 a vencedora nacional foi uma equipe de São Paulo, que também venceu a final internacional, realizada em março desse ano no Rio de Janeiro. É a segunda vez que o Espírito Santo vence o Desfio Sebrae, a primeira foi em 2007.

Premiação

Todos os participantes das oito equipes que competem na grande final foram premiados com um lap top. A equipe vencedora vai participar de uma missão técnica com destino a Barcelona, na Espanha, onde irá conhecer uma cidade que é referência mundial em empreendedorismo. Sem falar que ela vai representar o Brasil na grande final internacional, que acontecerá em março de 2010 no Rio de Janeiro com a presença das equipes vencedoras dos outro sete países que já realizam o Desafio Sebrae com seus universitários.

Fato histórico

O Desafio Sebrae teve início em 2000, esse ano o projeto  completa dez anos. Em 2009 foram mais de 131 mil estudantes inscritos, quase 40 mil a mais do que em 2008, que teve 82 mil universitários participando da competição. Outro fato interessante é que pela segunda vez Sergipe está presente numa final nacional do jogo virtual, a primeira foi em 2007 e a equipe ficou com a quinta colocação.

“É emocionante, fico feliz com a dedicação e o empenho dos alunos. Eles são vitoriosos, a sétima colocação foi um excelente resultador”, diz Luiz Machado, técnico do Sebrae em Sergipe responsável pela coordenação do Desafio.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais