Sergipe lidera crescimento das exportações no Brasil em 2007

Exportações crescem / Foto: Márcio Dantas/ASN
Sergipe permanece na liderança como o Estado que apresenta o maior crescimento das exportações no Brasil em 2007. As exportações sergipanas aumentaram 155,73% no período de janeiro a julho de 2007 em relação ao mesmo período do ano passado. As brasileiras cresceram 16,1% e as exportações nordestinas, 13,9%.

 

Dois produtos, o suco de laranja e o cimento, são os principais responsáveis por esses resultados. Eles compreendem mais de 80% da pauta de exportações. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o mercado desses produtos vive uma fase de expansão em todo o mundo.

 

Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior apontam que os sucos de laranjas congelados e não fermentados tiveram uma evolução de 255,04% nas vendas e os cimentos do tipo portland cresceram 333,13%. De janeiro a julho de 2007, já constam da pauta de exportações sergipanas 66 tipos de produtos e 37 empresas, sendo que 17 são novas na comercialização externa. A Holanda retomou a liderança como principal destino das exportações sergipanas. Até junho o primeiro lugar estava com os Estados Unidos.

 

Nordeste

 

A Região Nordeste é a terceira maior exportadora do país, ficando atrás do Sudeste e Sul, e participa com 8,3% das exportações brasileiras. O maior exportador da Região Nordeste é o Estado da Bahia com uma participação de 4,53% das exportações brasileiras e 54,8% das exportações nordestinas.

 

As exportações de Sergipe representam 0,10% das exportações brasileiras e 1,26% das exportações nordestinas. A balança comercial sergipana no período de janeiro a julho de 2007 apresentou um superávit de US$ 9,558 milhões.

 

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais