Sergipe tem o maior número de municípios do Brasil Sabor

Abertura do festival proporcionou degustação aos convidados (Fotos: Portal Infonet)

Sergipe é o estado que tem o maior número de municípios participantes do festival de gastronomia ‘Brasil Sabor 2011’. Até o dia 30 de junho, 51 restaurantes de 33 cidades vão apresentar a turistas e sergipanos o melhor da culinária típica. A sexta edição do festival foi aberta nesta segunda-feira, 16, no Hotel Parque dos Coqueiros, oferecendo a autoridades, empresários e convidados um momento de degustação do que será servido pelos próximos 18 dias.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Estado José Augusto Carvalho ressaltou a valorização e o fomento à culinária local proporcionados pelo festival. “Este é o maior evento gastronômico do mundo. Com ele queremos fomentar e valorizar a culinária local e estimular a descoberta da comida regional”, declarou.

O tema desta sexta edição, ‘À mesa, o Brasil é Hexa’, faz alusão à preparação que bares e restaurantes estão fazendo

José Augusto Carvalho ressaltou valorização da culinária regional

para a Copa do Mundo de Futebol de 2014. Apesar de não ser uma das sedes do maior evento de futebol do mundo, Sergipe é um forte candidato a receber seleções participantes. Fora isso o Estado com certeza deve ser um dos roteiros dos turistas estrangeiros que aportarem no país.

“Já começamos a capacitar os profissionais desde o ano pasado. Queremos criar oportunidades para que eles mostrem seu talento e melhorem cada vez mais a nossa gastronomia, que já é tão rica e saborosa”, comentou o presidente da Abrasel.

O diretor do Hotel Parque dos Coqueiros, que é um dos estabelecimentos participantes do Brasil Sabor 2011 nessas seis edições, classificou o evento como uma grande iniciativa para o destino Sergipe. “Uma das coisas que mais fixa o turista é a gastronomia, e isto Sergipe já tem. O turista vem pra conhecer as belezas naturais, ter conforto e uma boa gastronomia. Se ele é bem atendido em todos esses aspectos e lembra que comeu bem, ele volta”, avaliou Humberto Travaina.

Humberto Travaína disse que culinária sergipana está em pé de igualdade

Ele disse, ainda, que o Estado está em pé de igualdade com os demais destinos turísticos do país em termos de culinária. “Desde que se continue trabalhando com as coisas da terra, na cultura local”, ressalvou.

Brasil Sabor

Durante o período do festival, os restaurantes oferecerão a preços diferenciados, um prato específico para o evento, que represente da melhor maneira a especialidade da casa e que leve em consideração as características e tradições de cada região. Os pratos são servidos nos próprios estabelecimentos.

A relação de restaurantes inscritos no festival, com endereço e horário de funcionamento estará disponível no site http://www.brasilsabor.com.br. Para conhecer os pratos, basta acessar as cidades e consultar a lista de participantes em seu estado. Você terá acesso também à descrição do prato, com foto e preço. Além disso, encontrará as receitas de cada um deles, permitindo que prepare em casa aquela que mais gostar.

Por Diógenes de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais