Sergipe terá refinaria de petróleo

O governador João Alves Filho (PFL) assinou ontem, 20, no Palácio de Despachos, o protocolo de intenções para a construção de uma refinaria petrolífera do Estado. Segundo o documento, um grupo de empresários europeus vai investir 1,8 bilhão de dólares na construção da Refinaria Atlântico Sul S.A, projetada para processar 10 milhões de toneladas/ano de óleo cru. A refinaria será construída na Barra dos Coqueiros, onde fica o Pólo Cloroquímico de Sergipe.

O governador recebeu o grupo de empresários comandado pelo investidor David Wood para a assinatura do protocolo, garantindo a instalação desta refinaria de petróleo em terras sergipanas. O empresário europeu destacou as qualidades de Sergipe para abrigar a refinaria. Ele disse que há cerca de três anos vem conversando com o governo sobre a possibilidade de instalar a refinaria aqui e, após uma série de estudos, verificou que as condições oferecidas são fundamentais para o sucesso do empreendimento.

David Wood afirmou que a área cedida pelo governo é excelente por ficar próxima ao porto, contemplar um relevo cujas obras não provocarão impacto ambiental e ter água potável. A refinaria vai receber o petróleo cru da Costa Oeste africana, beneficiar e vender para a Europa. A expectativa é que as obras sejam executadas dentro de 12 meses. David Wood afirmou que a primeira etapa do empreendimento já está em execução, com a elaboração dos projetos de engenharia, designer, arquitetura, bem como a liberação da documentação de licenciamento ambiental.

A tecnologia empregada é de ponta, tendo como provedor a Shell. Segundo David Wood, países europeus já estão utilizando esta tecnologia, a exemplo da Holanda, o que demonstra a conformidade da execução da obra com o rígido cumprimento da legislação ambiental de cada país. “Vamos empregar uma tecnologia nova, com zero de poluente”, reforçou.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais