Sergipe terá refinaria de petróleo

0

O governador João Alves Filho (PFL) assinou ontem, 20, no Palácio de Despachos, o protocolo de intenções para a construção de uma refinaria petrolífera do Estado. Segundo o documento, um grupo de empresários europeus vai investir 1,8 bilhão de dólares na construção da Refinaria Atlântico Sul S.A, projetada para processar 10 milhões de toneladas/ano de óleo cru. A refinaria será construída na Barra dos Coqueiros, onde fica o Pólo Cloroquímico de Sergipe.

O governador recebeu o grupo de empresários comandado pelo investidor David Wood para a assinatura do protocolo, garantindo a instalação desta refinaria de petróleo em terras sergipanas. O empresário europeu destacou as qualidades de Sergipe para abrigar a refinaria. Ele disse que há cerca de três anos vem conversando com o governo sobre a possibilidade de instalar a refinaria aqui e, após uma série de estudos, verificou que as condições oferecidas são fundamentais para o sucesso do empreendimento.

David Wood afirmou que a área cedida pelo governo é excelente por ficar próxima ao porto, contemplar um relevo cujas obras não provocarão impacto ambiental e ter água potável. A refinaria vai receber o petróleo cru da Costa Oeste africana, beneficiar e vender para a Europa. A expectativa é que as obras sejam executadas dentro de 12 meses. David Wood afirmou que a primeira etapa do empreendimento já está em execução, com a elaboração dos projetos de engenharia, designer, arquitetura, bem como a liberação da documentação de licenciamento ambiental.

A tecnologia empregada é de ponta, tendo como provedor a Shell. Segundo David Wood, países europeus já estão utilizando esta tecnologia, a exemplo da Holanda, o que demonstra a conformidade da execução da obra com o rígido cumprimento da legislação ambiental de cada país. “Vamos empregar uma tecnologia nova, com zero de poluente”, reforçou.

Comentários