SergipeTec lança primeira Biofábrica do Estado

O Sergipe Parque Tecnológico – SergipeTec, a Financiadora de Estudos e Pesquisas – FINEP e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo – SEDETEC firmaram convênio para implantação da primeira biofábrica de Sergipe e de um laboratório de apoio tecnológico. As ações vêm sendo executadas em parceria com a Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe – EMDAGRO.

As primeiras mudas de abacaxi e banana da biofábrica foram produzidas no Laboratório de Cultura de Tecidos da Embrapa Tabuleiros Costeiros sob orientação da pesquisadora Dra. Ana da Silva Lédo. Foram produzidas cerca de 4500 mudas das quais um lote inicial foi avaliado passando por testes que constataram a ausência de vírus e fungos. O procedimento foi realizado em laboratório conveniado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA. Um Jardim Clonal, de onde serão retiradas mudas matrizes, será construído na área do Campus Rural-UFS, resultado de um convênio que está sendo firmado entre o SergipeTec e a universidade.

O processo de seleção de pessoal para operacionalização da biofábrica foi executado em fevereiro de 2010, constituindo de várias fases até a seleção final após avaliação em treinamento específico em produção de larga escala. Os aprovados estão em processo de contratação para trabalhar na biofábrica, e o excedente constituirá um banco de currículo de pessoal especializado.

A infraestrutura relacionada a equipamentos e material de consumo já foi licitada em cerca de 90% e as obras da biofábrica e laboratório de apoio tecnológico estão em processo de finalização. Uma visita do secretário da SEDETEC, Jorge Santana e do reitor da UFS, Josué Modesto, está prevista para meados de março. A estimativa de produção inicial é de cerca 500 mil mudas de abacaxi e banana no primeiro ano de operação, alcançando 2 milhões de mudas/ano em sua capacidade máxima produtiva.

Fonte: Ascom SergipeTec

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais