Sintese denuncia que PL acabará com reajuste do professor aposentado

0
Na prática, segundo a entidade, o projeto prevê a extinção da paridade salarial, ou seja, os servidores aposentados não iriam se beneficiar dos reajustes salariais que os professores da ativa tivessem (Foto: Ascom/Sintese)

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, 02, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese) classificou como “pacote da maldade” o PL 258/2020, enviado pelo Governo de Sergipe para a Assembleia Legislativa do Estado (Alese).

Na prática, segundo a entidade, o projeto prevê a extinção da paridade salarial, ou seja, quando o professor da ativa receber um reajuste, o professor aposentado não iria se beneficiar dos reajustes salariais. “O governo quer revogar esse direito através desse projeto de lei. Isso irá afetar todos os servidores do estado”, avalia a professora Ivonete Cruz, presidente do Sintese. Ainda segundo ela, há outro projeto de lei em andamento, o PL 113, que tem como objetivo diminuir a aplicação de recursos públicos para a Educação.

“Está previsto para o ano que vem uma diminuição de 2,9% especialmente no que diz respeito às folhas de pagamento. Não é de hoje que o governo vem tentando fazer um desmonte no magistério. Isso é muito triste”, avalia. Ainda segundo ela, os professores não têm valorização salarial. “Para se ter uma ideia, um professor de Ensino Médio, do antigo Segundo Grau, ganha o mesmo que um professor com doutorado que está no exercício da profissão há 9 anos”, afirma.

O Portal Infonet encontrou em contato com a Superintendência de Comunicação do Governo do Estado que, por sua vez, nos encaminhou para o SergipePrevidência. O diretor do SergipePrevidência, José Roberto, por seguinte, disse que iria se manifestar no período da tarde, já que estava em reunião durante toda a manhã. O Portal permanece à disposição através do e-mail: jornalismo@infonet.com.br ou pelo celular (79) 9642-9640.

por João Paulo Schneider 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais