Sistema Fecomércio levará ações aos municípios do Programa Líder 

Reunião aconteceu entre representantes da  Fecomércio e do Sebrae (Foto: Fecomércio)

Durante reunião do Programa Liderança para Desenvolvimento Regional (Líder) Alto Sertão Sergipano, realizada nessa quarta-feira, dia 18, em Nossa Senhora da Glória, a diretora regional do Sesc Aparecida Farias e diretor adjunto do Senac Marcos Barreto colocaram as ações do Sistema à disposição contribuindo na atuação do Programa nos municípios contemplados.

O Programa Líder, criado pelo Sebrae, é um programa de mobilização, qualificação e integração de lideranças para alinhamento das demandas no plano regional e a convergência das políticas de fomento estaduais e nacionais, buscando contribuir com o desenvolvimento regional sustentável, enfatizando o fortalecimento dos pequenos negócios. Tem como objetivo promover a mobilização de lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando o poder público, a iniciativa privada e organizações do terceiro setor, fundado em paradigma e cultura empreendedoras.

Para o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, deputado Laércio Oliveira, o Programa Líder que definiu a Agenda Sertão 2030 com foco nos quatro eixos: Turismo, Educação, Agropecuária e Energia Limpa, trará benefícios para os nove municípios contemplados. “Por isso, faremos o possível para realizar as ações do Sistema por meio do Sesc e Senac, atendendo as demandas e dando sugestões que possam agregar valor ao Programa”, citou Laércio.

O Programa Líder Alto Sertão Sergipano é dividido em grupos e contempla nove municípios sergipanos: Canindé de São Francisco, Capela, Feira Nova, Gararu, Monte Alegre, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Poço Redondo e Porto da Folha. Tendo como público alvo empresários, gestores municipais e de entidades do terceiro setor com perfil de liderança e potencial de atuação junto à comunidade regional no processo do desenvolvimento sustentável.

Para a diretora regional do Sesc, Aparecida Farias, a instituição sempre atende as solicitações demandadas com as ações previstas no Sistema. “O programa é muito importante para a região e temos como fazer essa parceria ofertando a eles o que temos de ações nas áreas de lazer, assistência, cultura e saúde com as unidades móveis do OdontoSesc e Saúde Mulher, que recentemente passou 16 dias fazendo o atendimento em Gararu, um dos municípios que faz parte do Programa LÍDER. Agora vamos esperar as demandas do Grupo Ignição Líder Alto Sertão para viabilizar aquilo que for possível para realizarmos nos municípios”, esclarece a diretora.

Assim como o Sesc, o Senac também fez parceria com o Programa LÍDER e vai levar as ações possíveis para atender as demandas, ajudando assim a ampliar o Programa nos nove municípios. “Vimos viabilidade para atender as demandas do LÍDER seja com cursos de gastronomia e de manipulação de alimentos, que ajudam aos alunos no empreendedorismo e na geração de renda, ou fechando uma turma para trabalhar com a criação de pratos específicos com o que temos na região, como o umbu, por exemplo, também com o foco da geração de renda. Recentemente Porto da Folha, um dos municípios que faz parte do Programa LÍDER, foi contemplado com o curso de Pizzaiolo e Salgadeiro por meio da unidade móvel do Senac. Então, a parceria pode ser feita ser problemas”, explicou o diretor adjunto do Senac, Marcos Barreto.

Fonte: Ascom Fecomércio 

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais