Sondagem apresenta crescimento da indústria em Sergipe

0

Coordenador do NIE apresentou a Sondagem Industrial do 3° trimestre
“A maioria dos indicadores apontam para um crescimento favorável no mercado industrial sergipano”. Essa é a avaliação final do coordenador do Núcleo de Informação Econômica (NIE), Rodrigo Rocha, após apresentar a sondagem industrial do terceiro trimestre de 2009 e apresentar as expectativas do setor para os próximos seis meses.

Com o objetivo de analisar a visão dos empresários em relação ao Mercado de Sergipe, o NIE realiza a pesquisa no setor industrial baseando-se em alguns pontos como a confiança do empresário Industrial; atividade industrial; estoque de produtos finais; problemas enfrentados pelas indústrias; condições financeiras e expectativas para os próximos seis meses.

Em todos os aspectos analisados os números apresentaram crescimento significativo em relação ao ano anterior. O índice de confiança do Empresário da Indústria, que no 3º trimestre de 2008 era de 60,7 pontos em 2009 passou para 65,7, podendo ser classificada como confiante.

“Os pequenos empresários estão mais confiantes no mercado sergipano. Quando a visão dos empresários é positiva, a expectativa para o mercado se torna positiva”, pontuou Rodrigo.

A atividade industrial voltou a se recuperar nesse trimestre, mas ainda continua abaixo da capacidade do mesmo período do ano passado. O volume de produção, que foi de 52,7 superou em 12,5 pontos o período anterior, mas ainda está 11,7 pontos abaixo do mesmo indicador para o terceiro semestre de 2008.

“Nesse semestre a economia está evoluindo para uma condição favorável, onde a tendência é o crescimento, aquecendo o mercado” ressaltou o coordenador

Em relação aos problemas enfrentados pela Indústria, o principal continua sendo a elevada carga tributária, porém o percentual de empresários que apontou este problema teve uma redução de 79,1% para 71,9%.

Existe uma grande diferença nos problemas enfrentados pelas pequenas e grandes empresas. A inadimplência dos clientes, por exemplo, que foi apontada por 31,1% dos pequenos empresários, atinge apenas 5,9% das grandes e médias empresas.

A Sondagem Industrial é uma pesquisa realizada trimestralmente pela FIES em conjunto com a Confederação Nacional das Indústrias a fim de subsidiá-las no planejamento e auxiliar o Sistema FIES e o setor público na elaboração de políticas de apoio e desenvolvimento.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais