Taxa de desocupação sobe e SE registra 114 mil pessoas desempregadas

Sergipe tem 114 mil pessoas desempregadas (Foto: Portal Infonet)

O estado de Sergipe fechou o mês de agosto com uma taxa de desemprego (também chamada de desocupação) no valor de 13,2%. O que representa aproximadamente 114 mil pessoas desempregadas. Os dados atualizados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pnad Covid-19, uma versão especial –  e mensal – da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que tem como objetivo monitorar os principais impactos causados pela pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho.

Ainda segundo o IBGE, esse aumento na taxa de desemprego vem crescendo bastante desde períodos anteriores. “Desde o início da PNAD COVID19, esse indicador para Sergipe tem tido altas sucessivas: 65 mil em maio, passando a 84 mil em junho, 100 mil em julho e chegando a 114 mil em agosto”, relata o instituto de pesquisa.

O IBGE ressalta que embora o índice de desemprego tenha aumentado, o número de pessoas ocupadas, isto é, empregadas, teve sua primeira alta desde o início da pesquisa. “Desde maio,
quando a PNAD COVID19 teve início, o número de pessoas empregadas vinha caindo em Sergipe: eram 826 mil naquele mês, 806 mil em junho e 737 mil em julho. Em agosto, esse número aumentou pela primeira vez, chegando aos atuais 745 mil”, diz o instituto.

Razões do aumento

O instituto de pesquisa salienta que com mais pessoas realizando busca por emprego em agosto, e sem uma oferta correspondente de vagas no mercado de trabalho, a taxa de desocupação, ou desemprego, voltou a subir no referido mês, ficando neste patamar de 13,2%. “É importante destacar que a taxa de desocupação (ou taxa de desemprego) representa o número de pessoas que tomaram alguma providência para conseguir trabalho e que estavam disponíveis para assumir uma ocupação. Ela não leva em consideração as pessoas que estavam fora da força de trabalho, isto é, pessoas em idade de trabalhar que não tomaram providência para conseguir trabalho”, analisa o IBGE.

O que é desemprego para o IBGE

De acordo com o IBGE, o desemprego se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado, não basta não possuir um emprego.

Veja alguns exemplos de pessoas que, embora não possuam um emprego, não podem ser consideradas desempregadas:

  • um universitário que dedica seu tempo somente aos estudos
  • uma dona de casa que não trabalha fora
  • uma empreendedora que possui seu próprio negócio

por João Paulo Schneider 

Com informações do IBGE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais