Taxistas e caminhoneiros estão entre os profissionais mais tributados

De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), taxistas e caminhoneiros estão entre os profissionais mais tributados. Por ano, essas duas categorias desembolsam, em média, R$ 241,65, o equivalente a nove dias de trabalho.

A CPMF é um dos tributos mais abrangentes do governo federal. Porque incide sobre qualquer movimentação financeira e seu custo está embutido obrigatoriamente no preço final de mercadorias e serviços.

Para chegar a essa conclusão o IBPT baseou-se em dados do IBGE e calculou o quanto da renda de cada categoria profissional foi destinado à aquisição de insumos e equipamentos e a ocorrência do tributo em várias etapas da cadeia produtiva.

No caso dos taxistas e caminhoneiros, o carro, o combustível e as peças de reposição têm elevada incidência da contribuição. Os funcionários públicos, de acordo com o estudo, pagam anualmente, uma média de R$ 107,40 de CPMF, o que equivale a quatro dias de trabalho.

Com informações do IBPT

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais