Técnicos da CGE participam de treinamento sobre o Sisap

0

(Foto: Ascom)

Desde 1º de março deste ano, o Governo de Sergipe, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE/SE), está a todo vapor no exame das prestações de contas anuais dos Órgãos e Entidades da Administração Pública Estadual. Para aprimorar este processo, técnicos da CGE/SE participaram, na tarde desta quinta-feira, 13, de um treinamento sobre o Sistema de Auditoria Pública – Sisap Auditor, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), através da Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento – Ecojan.

A capacitação é o resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre os órgãos de Controle, com o objetivo de habilitar os servidores da CGE/SE para a adequada utilização do Sisap-Auditor, em cruzamento de dados com o Sistema Integrado de Gestão Pública (i-Gesp),  já utilizado pela Controladoria.

De acordo com o secretário-chefe da CGE/SE, esse treinamento representa um marco da parceria entre o TCE/SE e a Controladoria para a construção do sistema eletrônico de prestação de contas, que acarretará na supressão do papel e na economia de recursos públicos.

“A CGE se sente agradecida com a iniciativa da Corte de Contas, pois a partir desta capacitação, teremos uma nova ferramenta de tecnologia da informação nos trabalhos da Controladoria, seja através do i-Gesp e agora do Sisap,  consolidando o processo de prestação de contas de forma digital, a exemplo do que faz a Receita Federal do Brasil no exame das declarações do Imposto de Renda", explica Adinelson.

Articulação institucional

Ao todo, 15 técnicos da Casa de Controle Interno participaram do treinamento ministrado pelo analista de controle externo do TCE/SE, Sérgio Augusto Mendonça. Ele enfatiza a importância da articulação entre os órgãos de Controle para que haja a efetiva aplicabilidade do dinheiro público. Sérgio ressalta, ainda, que o Sisap vem servindo como fonte de consulta para outros órgãos públicos.

“Já fomos requisitados por órgãos como o Ministério Público Estadual (MPE/SE) e a Controladoria-Geral da União (CGU). Eles absorvem as informações que estão contidas no sistema e vão aplicá-las de acordo com as necessidades de cada um. No caso específico da CGE/SE, o foco é analisar as prestações de contas e trazer dentro desses pareceres as informações correlacionadas com o Sisap – Auditor. Sem dúvidas, esta parceria repercute na boa aplicação dos recursos públicos”, expõe Sérgio.

Uma das servidoras que participaram da tarde de capacitação foi a contadora e diretora da Assessoria Técnica (AT) da CGE/SE, Fernanda Lima. Ela conta que após alguns questionamentos em relação ao Sisap, surgiu a necessidade de obter o sistema e integrá-lo nas ações de orientação e acompanhamento da Gestão Pública.

“A partir da análise através do Sisap – Auditor, teremos um exame preciso das prestação de contas de todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual. Faremos um cruzamento de dados, tanto pelo Sisap quanto pelo i-Gesp, e aqueles pontos que identificarmos qualquer inconsitência, chamaremos cada unidade para esclarecimentos e apresentação da documentação que comprove aquela diferença que foi encontrada", explana a diretora.

Sobre o Sisap

O Sistema de Auditoria Pública – Sisap, instituído pela Resolução TC nº 187, de 26 de abril de 1999, que passou a viger a partir de 2 de janeiro de 2000, constitui-se num banco de dados com informações orçamentárias, financeiras, contábeis e administrativas dos órgãos sob jurisdição do TCE/SE. O Sistema se organiza em dois módulos: Sisap – Coleta de Dados e Sisap – Auditor.

O Sisap – Auditor trata-se da parte do sistema utilizada pelo corpo técnico do Tribunal para fins de análise e subsídio às inspeções ordinárias e especiais e, pela sociedade, como meio de transparência das contas públicas.

Com informações do TCE/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais