Termina hoje o prazo para regularização de CPF

0

Hoje, dia 18 de fevereiro, é o último dia para a regularização Cadastro de Pessoa Física (CPF). O prazo é destinado para os contribuintes isentos que deixaram de declarar o Imposto de Renda dos anos de 2003 e 2004. Para resolver o problema, o cidadão deve procurar uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios e pagar a quantia de R$ 4,50.

 

Caso o brasileiro não resolva a situação com a Receita Federal, seu CPF será incluído na lista de documentos cancelados, a ser divulgada pela Receita Federal. Quem deixa de declarar por dois anos ou mais tem o documento suspenso. Caso o contribuinte não declare por apenas um ano, seu CPF será colocado na condição de pendente.

De acordo com a Receita, estima-se que sete milhões de contribuintes tenham o documento cancelado. Só em 2004, 70 milhões de pessoas foram obrigadas a refazer a solicitação de CPF. Caso o documento não esteja em dia com a Receita, o contribuinte fica impedido de abrir contas ou poupanças em bancos, tomar empréstimos, participar de concursos públicos, tirar passaporte, receber aposentadoria oficial, assinar financiamento habitacional oficial, receber prêmio de loteria e outros.

Comentários