Umbaúba: girassol é esperança para pequenos agricultores

Cultivo de girassol cresce em Sergipe/Foto: Arquivo Infonet
Com a crise internacional da laranja, que tem afetado a produção da região Centro-Sul de Sergipe, agricultores de alguns municípios estão buscando alternativas para garantir a sobrevivência no campo. Um destes exemplos vem de Umbaúba, onde com o apoio da prefeitura, o plantio do girassol aparece como as melhores opções para garantir uma fonte alternativa de renda.

Há pouco mais de um mês, as primeiras sementes de girassol foram plantadas, por isso, na maioria das lavouras, as famosas flores amarelas ainda não podem ser vistas, mas a expectativa é que dentro de 60 dias a colheita seja iniciada, já que a planta tem um curto período de cultivação (cerca de 4 meses). E o que anima ainda mais os trabalhadores é que toda a produção já tem comprador certo.

Através de uma parceria entre a Prefeitura de Umbaúba, a Petrobras e a Cooperativa dos Agricultores Familiares da Região Sul de Sergipe (Cooperafir), toda a colheita de girassol será utilizada na produção de biodiesel. Por lei, 30% da matéria prima utilizada para produzir esse combustível natural deve ser oriunda da agricultura familiar. E mão-de-obra e terra fértil foram encontradas em abundância no município.

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais