Umbaúba incentiva cultivo da mandioca

0

Praça da Igreja Matriz de Umbaúba
Será lançado nesta quinta-feira, 17, em Umbaúba, o projeto da cadeia produtiva da mandioca. O objetivo é desenvolver todos os processos da produção da cultura no município e tornar a cidade uma referência no estado no cultivo e comercialização de derivados. O projeto vai envolver mais de 150 famílias de agricultores e conta com parceiros importantes, como o Banco do Brasil, Sebrae, Embrapa e Banese. A ideia é incentivar os trabalhadores rurais a cultivar a mandioca e estruturar o município para que vire um pólo produtor.

“Já conseguimos o financiamento para os agricultores poderem plantar e vamos reformas as casas de farinha do nosso município para que funcionem como pequenas industrias”, explica Edgar Campos Cerqueira, secretário municipal do Desenvolvimento Agrário de Umbaúba. No município, existem 25 casas de farinhas. Sendo que, 19 delas são particulares e apenas seis comunitárias.

O projeto estabelece que além do financiamento para o plantio, os pequenos produtores recebam acompanhamento de técnicos agrícolas durante todo o processo, como também aprenderão a fazer seus próprios derivados nas cooperativas. O lançamento do projeto acontece a partir das 8h no colégio estadual BBN.

Comentários