Unigel inaugura oficialmente fábrica de fertilizantes em Laranjeiras

Unigel inaugura fábrica de fertilizantes em Sergipe e se torna maior produtora nacional (Foto: ASN)

Nesta segunda-feira (02), a Unigel, uma das maiores petroquímicas do país, realizou a inauguração da unidade de fertilizantes nitrogenados Unigel Agro Sergipe, antiga Fafen-SE. Desde maio, a fábrica já está produzindo amônia e ureia. A unidade possui capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. Assim, a Unigel se torna a maior produtora nacional de fertilizantes nitrogenados.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento de Albuquerque; do Governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas; e do Deputado Federal Laércio Oliveira, relator da Lei do Gás. O evento ocorreu na fábrica Unigel Agro Sergipe, localizada em Laranjeiras/

Ao inaugurar a fábrica, o CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos, destacou os desafios enfrentados para a retomada e o grande investimento realizado. “O valor total do investimento feito pela Unigel para que pudéssemos retomar a produção foi de R$ 500 milhões nas fábricas de Sergipe e Bahia. E claro que nada disso teria acontecido sem o respaldo de uma grande equipe”.

Solenidade ocorreu nesta segunda-feira, 2 (Foto: PML)

A fábrica de fertilizantes foi arrendada da Petrobras juntamente com a fábrica de fertilizantes de Camaçari, na Bahia, em processo concluído com a transmissão de posse das duas fábricas em agosto de 2020. Até o momento, a unidade de Sergipe já gerou 1500 empregos diretos e indiretos na região.

Noronha explicou que, com a entrada em operação das duas unidades, as fábricas poderão produzir até 1,15 milhão de toneladas de ureia por ano, o equivalente a um terço da produção de ureia na América Latina em 2019. Além disso, também terão a capacidade de produzir 925 mil toneladas de amônia por ano. Ele destacou ainda que a produção de amônia é um grande passo na integração da cadeia de valor, já que é matéria-prima para a produção de acrílico. Assim, a Unigel deixa de depender de importação para abastecer o próprio negócio.

“Acreditamos que a unidade estimulará ainda mais o crescimento do setor de agronegócio no país, pois a Unigel será capaz de atender parte da demanda nacional por esses insumos, que antes tinham que ser importados”, ressaltou Noronha.

Sergipe gigante do setor energético

O Ministro de Minas e Energia, Bento de Albuquerque, destacou as oportunidades que políticas públicas bem elaboradas podem trazer, como a abertura do mercado de gás, resultando na inauguração da fábrica. Ele analisou, que o estado de Sergipe, o menor do país em extensão territorial, caminha para se tornar um gigante do setor energético.

O ministro afirmou que a indústria de fertilizantes é fundamental para o crescimento sustentável do nosso setor agrícola e que em Sergipe estão as principais reservas de potássio do país, matéria prima essencial para a indústria de fertilizantes. “No caso dos fertilizantes nitrogenados temos um setor muito dependente da utilização do gás natural.

Para o ministro, a inauguração de hoje, cuja as atividades estavam paralisadas desde janeiro de 2019, configura uma enorme vitória para o Brasil. “A retomada da produção de fertilizantes para o Brasil só foi possível porque o estado, a Petrobras e a Unigel acreditaram e se empenharam para reativar a fábrica. O retorno da operação causa um aumento de empregos, o aumento da renda e arrecadação do estado, além de contribuir para a redução da dependência de importações de fertilizantes para o país”, finaliza.

Em seu discurso, o Governador do Estado de Sergipe, Belivaldo Chagas, destacou o esforço de Sergipe para manter a produção de fertilizantes em Sergipe. “Sergipe se uniu para que a Fafen não fosse embora e a Fafen de ontem é, hoje, a Unigel Agro Sergipe. Todos os esforços foram envidados para isso. Sergipe está sendo pioneiro no que diz respeito à legislação do gás. A reinauguração da fábrica faz parte, também, do  nosso projeto de consolidação do Polo de Fertilizantes de Sergipe, que tem como objetivo colocar o nosso estado como referência no segmento no país, além de fomentar a produção de outros insumos e aditivos complementares. Sergipe é uma terra de pessoas fortes que gostam de trabalhar, que têm respeito pelo o que faz e amam o seu estado. Graças a Deus, somos ricos em gás e minérios e seremos referência para o país agora e nos próximos anos”, declarou o governador.

“Essa é mais uma conquista para o município de Laranjeiras. A fábrica deve gerar cerca de 1.500 empregos diretos e boa tarde deles é direcionado à população local. Claro, aqui temos uma cadeia produtiva em torno da fábrica, que, agora só tende a se fortalecer. Todos ganham com a instalação da Unigel”, afirmou o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo (Juca).

Sobre a Unigel

A Unigel é uma das maiores empresas químicas do país, com posição de liderança em estirênicos, acrílicos e fertilizantes nitrogenados na América Latina. Fundada em 1966, a Companhia está estrategicamente localizada no Brasil (nos Estados da Bahia, Sergipe e São Paulo) e no México (nos Estados do México, San Luís Potosí e Veracruz).

Com informações da Unigel,  da PML e do Governo do Estado

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais