Unigel retoma produção de ureia em Sergipe

0
Fábrica que antes ocupava a Fafen/SE foi arrendada e volta a produzir matéria-prima para fertilizantes (Foto: divulgação/Unigel)

A Unigel Agro SE (antiga Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados – Fafen) retomou a produção de ureia em Sergipe no último sábado (03), em fase de testes, estabelecendo um marco histórico para o Estado. A reativação acontece oito meses após a transmissão de posse da fábrica para a Proquigel e reinicia o ciclo interrompido em 2019, com a hibernação da unidade pela Petrobras. Desde então, o Governo de Sergipe vem empreendendo esforços na criação de condições estruturais e econômicas favoráveis para o desenvolvimento do projeto, em prol da geração de emprego e renda para a cadeia produtiva da região.

Ao longo da fase final de preparação para início da operação, mais de 1100 prestadores de serviços estiveram envolvidos nas atividades de manutenção da fábrica localizada no município de Laranjeiras. Com o início da operação, a expectativa é de que sejam oportunizados 350 empregos diretos e 400 indiretos, além daqueles gerados nas atividades afins, como as misturadoras de fertilizantes e transportadoras.

A fábrica possui capacidade instalada de produção de ureia de 1.800 toneladas por dia, sendo capaz de comercializar amônia, gás carbônico e sulfato de amônio, também usado como fertilizante. Junto com a fábrica da Bahia, também hibernada em 2019 e que está em processo de reativação pelo grupo Unigel, a previsão é de que a produção torne possível suprir 20% da demanda nacional dos fertilizantes nitrogenados.

“A retomada da nossa querida Fafen, hoje Unigel Agro, é também fruto de um esforço ativo e constante da nossa equipe. Nos orgulha e satisfaz muito saber que o trabalho do Governo contribuiu para a volta à vida de uma indústria que começou nos anos 80 e que marca não só a história de Sergipe, mas também a trajetória pessoal de milhares de trabalhadores”, afirma o governador Belivaldo Chagas.

Ações

Entre as ações do Governo de Sergipe que colaboraram para a retomada da produção, estão a viabilização da proposta da Proquigel, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). Através de decreto, o Governo também estabeleceu a isenção do ICMS incidente sobre o gás natural na produção de fertilizantes.

O Governo garantiu ainda apoio junto à Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agrese), Petrobras, entre outras entidades, visando reduções de custo de insumos. O Estado também regulamentou as figuras do consumidor livre, autoimportador e autoprodutor de gás natural no final de 2019, com o objetivo de com o objetivo de alinhamento da regulação estadual às diretrizes e premissas no Programa Novo Mercado do Gás.

Outro marco no processo de retomada da empresa foi a assinatura do contrato de movimentação do gás natural que está sendo usado na planta industrial, firmado entre a Sergas e a Unigel, em 28 de janeiro. Na mesma data, a Unigel assinou contratos de transporte de gás com a TAG e de fornecimento de gás natural com a Petrobras.

Fonte: ASN

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais