Unigel sela acordo com credores e protocola recuperação extrajudicial

Unigel sela acordo com credores e protocola recuperação extrajudicial (Foto: Ascom)

O Grupo Unigel  informou ao mercado que nesta terça-feira, 20, realizou pedido de homologação do seu plano de recuperação extrajudicial, instrumento legislativo que confere mais 90 dias de proteção para um maior detalhamento dos pontos negociais com os credores e elaboração dos documentos finais do acordo.

Segundo a empresa, após negociações, a decisão pela recuperação extrajudicial foi definida de forma consensual. “O plano aprovado permitirá o aprimoramento da estrutura de capital da companhia, com aumento de sua liquidez e redução significativa da alavancagem, a fim de garantir a continuidade do plano de negócios que foi duramente impactado pela crise da indústria petroquímica mundial”, declara Roberto Noronha Santos, CEO da Unigel.

Para André Gaia, CFO e Diretor de Relações com Investidores da empresa, o plano de recuperação extrajudicial representa um encaminhamento bem-sucedido das negociações e uma solução positiva tanto para a companhia, quanto para os credores, permitindo que a Unigel retome níveis de alavancagem adequados à sua operação com um perfil alongado de endividamento. “Além disso, serão levantados novos recursos para dar continuidade a projetos estratégicos como a fábrica de ácido sulfúrico, além de garantir a manutenção de suas operações no longo prazo de forma segura e em benefício de seus colaboradores, comunidades, clientes e fornecedores”, comenta André. Em dezembro de 2023, a empresa já havia realizado desinvestimento com a venda da Plastiglas, operação de chapas acrílicas da Unigel no México, cujos recursos reforçarão seu capital de giro.

O plano de recuperação extrajudicial prevê a reestruturação de R$3,9 bilhões, com a emissão de novos títulos de dívida e títulos participativos, em troca do cancelamento das dívidas atuais. Além disso, haverá captação de nova linha de crédito, de aproximadamente, US$ 100 milhões com vencimento em 2027, através da qual os participantes terão direito também a benefícios econômicos referentes a 50% da companhia e está previsto, ainda, o aperfeiçoamento da estrutura de governança a ser definido no decorrer das próximas semanas.

O plano foi aprovado pelos credores que representam mais de 1/3 do total da dívida a ser reestruturada, os quais terão – juntamente com o Grupo Unigel – 90 dias para buscar a aprovação pela maioria proporcional do total do crédito a ser reestruturado, conforme exigido pela Lei de Falências Brasileira.

*Com informações da Unigel

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais