Universidade coleta amostras de leite em Nossa Senhora da Glória

Dando início à execução das ações do Projeto de Bovinocultura de Leite, uma missão técnica formada por integrantes do Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Sergipe coletou amostras de 17 fazendas produtoras de leite no município de Nossa Senhora da Glória (SE). O resultado dessas análises estará disponível até o fim desta semana e mostrará a realidade das fazendas.
Trabalhando com análise de alimentos desde 2001, o grupo de pesquisadores é formado por 15 integrantes, entre professores e estudantes. De acordo com o professor Gabriel Francisco da Silva, responsável pelo laboratório de análise físico-química e microbiológica, o local foi construído para desenvolver pesquisas e apoiar alguns cursos da própria universidade, além de prestar serviços à comunidade, instituições e indústrias locais.
“O nosso primeiro trabalho com instituições está sendo essa parceria com o Sebrae em Sergipe, para apoiar o Projeto de Bovinocultura de Leite. O grupo está lutando a cada dia para aperfeiçoar o serviço e esperamos alcançar em breve os melhores resultados. Essa parceria envolve diversos aspectos e é importante conhecer todo o processo de produção e coleta do leite”, explica o professor.
Cada amostra coletada pela equipe técnica possui um tempo determinado para ser avaliada em laboratório, dependendo caso a caso do que se pretende analisar. Quando os trabalhos de análise estiverem concluídos, os resultados serão tabulados e apresentados aos produtores que irão constatar quais os pontos mais críticos e de onde eles são provenientes.
A partir da avaliação dos resultados será feito o planejamento das capacitações técnicas que têm como finalidade orientar os produtores quanto ao manejo técnico e sanitário e assim melhorar os próximos índices apresentados com a coleta do produto.
“O nosso objetivo é garantir para todos os produtores a melhoria da produção do leite. O avanço na qualidade do leite irá influenciar tanto o valor do litro como a quantidade a ser comercializada. A Unidade de Desenvolvimento Local (UDL) do Sebrae está coordenando dois projetos utilizando a metodologia da Gestão Estratégica Orientada para Resultados. Entre eles está o Projeto de Bovinocultura de Leite, que tem como um dos parceiros firmados a Universidade Federal de Sergipe – UFS”, afirma Ana Teresa, gerente da UDL. Telefone (79) 2106-7727.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais