Vale registra queda de quase 56% no lucro

Foto: divulgação
A Vale registrou uma queda de 55,8% em seu lucro no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2007. Em um comunicado lançado nessa quinta-feira, 24, a empresa explica que a valorização do real frente ao dólar contribuiu para uma redução de R$ 1,840 bilhão em seu lucro.

 

Por outro lado, a Vale registrou recorde de vendas de minério de ferro, uma alta de mais de 14% em relação ao primeiro trimestre de 2007, totalizando 74,645 milhões de toneladas do produto. A empresa informou também que o custo dos produtos cresceu 3,7% de um ano para o outro.

 

Dentre os fatores que levaram a esse aumento dos custos, foi destacado o pagamento de multas pelo atraso de carregamento de navios no porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro, o que gerou uma despesa de R$ 111 milhões.

 

Quanto aos clientes, a China continua sendo a principal compradora da Vale. O país representa 16,7% da receita da empresa, seguido do Brasil, com 16,2%. Depois ficam o Japão, Estados Unidos, Alemanha e Canadá.

 

Com informações da Agência Reuters

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais