Veja o que muda com o novo decreto de Belivaldo sobre o comércio

Governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, anuncia novas medidas para conter avanço da Covid-19 (Foto: Reprodução de vídeo)

O Comitê Técnico-Científico, coordenado pelo Governador Belivaldo Chagas (PSD), se reuniu nesta quinta-feira, 11, para avaliar o avanço da Covid-19 em Sergipe. Pelos dados apresentados pelo governador, a média diária de óbitos subiu para 11, os casos estão aumentando e o sistema de saúde está prestes a entrar em colapso. Diante do quadro estadual, Belivaldo anunciou medidas mais restritivas no Estado para reduzir a circulação de pessoas.

Um novo decreto com as medidas será publico no Diário Oficial nesta sexta-feira, 12. Salões de beleza terão a capacidade reduzida para 30%, assim como academias, igrejas e templos religiosos.  Além da redução de público, as academias, igrejas e templos não poderão funcionar durante o final de semana. As medidas começa a valer a partir de amanhã e seguirão até o dia 22.

Comércio

O comércio e bares localizados no Centro de Aracaju terão horário de funcionamento reduzido. Os estabelecimentos devem funcionar das 9h às 17h. Já os comércios localizados em outros bairros de Aracaju poderão funcionar entre 10h e 18h.

Os horários de funcionamento de shoppings e galerias permanecem o mesmo até o dia 22, das 9h às 21h de segunda a sexta-feira, e os restaurantes e lanchonetes atenderão ao público até às 18h.

Neste final de semana os shoppings, galerias, centro da cidade, bares e restaurantes estarão fechados.

Bares e Restaurantes

Com as novas restrições, os bares, restaurantes e similares funcionam com capacidade de 30% do público, de segunda a sexta-feira, até às 18h, e fecham as portas durante o final de semana.

Belivaldo disse que entende o sofrimento do setor, mas já foi comprovado cientificamente que a máscara é quem protege as pessoas, e nos bares e restaurantes os consumidores não fazem uso dela.

“Não estamos com picuinha, não queremos prejudicar ninguém, mas todos sabemos que ao chegar num local para comer e beber você tira a máscara e isso leva a contaminação para o local e das pessoas. Isso é fato”, ressalta.

O Governador anunciou que na tarde desta quinta-feira vai se reunir para tratar da área econômica. “Vamos discutir algumas medidas no campo econômico que podem ajudar a aliviar o sofrimento do pessoal desse setor”, adianta.

Eventos

Os eventos de qualquer natureza estão proibidos até o dia 22 de março e as academias não poderão funcionar durante os finais de semana. Os clubes e os parques também estarão fechados no final de semana.

“Todas essas são medidas para reduzir a circulação de pessoas. O colapso já é uma realidade. Não adianta a gente aumentar leito de UTI e as pessoas continuarem brincando na rua. O mais importante é evitar o contágio. Vamos avaliar a situação na semana que vem. Se tivermos colapso de leito, casos da doença e óbitos subindo, o que nos resta? Lockdown! Estamos fazendo nossa parte e a população tem que fazer a dela”, conclui.

Escolas públicas e privadas

As aulas da rede pública, previstas para começar no dia 22 foram adiadas para o dia 5 de abril. As aulas presenciais do ensino médio e fundamental maior da rede particular também serão suspensas e só poderão retornar na modalidade presencial também no dia 5 de abril.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais