Vendas do comércio sergipano aumentaram 1,7%, em janeiro

No comparativo com janeiro de 2023, observou-se acréscimo de 6,6% (Foto: José Cruz/EBC)

Análise realizada pelo Núcleo de Informações Econômicas da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE, apontou que as vendas do comércio varejista ampliado sergipano, em janeiro de 2024, assinalaram crescimento de 1,7%, em relação ao mês imediatamente anterior (dezembro/2023), na série com ajuste sazonal (método que uniformiza os períodos de comparação).

No comparativo com janeiro de 2023, observou-se acréscimo de 6,6%. Já no acumulado dos últimos doze meses, o crescimento registrado foi de 2,2%.

As vendas e a receita nominal do comércio varejista ampliado abrangem as atividades do varejo restrito, as vendas de material de construção e o comércio de veículos, motos, partes e peças.

Em relação à receita nominal do comércio ampliado, verificou-se aumento de 1,6%, na comparação com o mês antecedente, dezembro último, na série ajustada. Já na comparação com janeiro de 2023, registrou-se um acréscimo de 7,5%. A variação acumulada nos últimos doze meses apontou crescimento de 4,0%.

Desempenho do varejo restrito em janeiro/2024

As vendas do comércio restrito aumentaram 2,2% na comparação com o mês anterior, dezembro último, na série com ajuste sazonal. Já a receita nominal do comércio varejista restrito assinalou acréscimo de 0,8% na mesma comparação.

No comparativo com janeiro de 2023, as vendas do comércio restrito aumentaram 4,0%, enquanto a receita nominal registrou crescimento de 5,0%.

Ao longo dos últimos doze meses, o comércio varejista restrito acumulou crescimento de 1,6% no volume de vendas e de 2,7% na receita nominal.

Fonte: FIES

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais