Vendas no Instagram: fotógrafo dá dicas para explorar fotos e vídeos

Fotógrafo Arthur Soares (Foto: Arquivo pessoal)

Com a necessidade de driblar a crise durante a pandemia, as estratégias de vendas através das redes sociais precisam ser inovadas com frequência. Neste momento, é ainda mais importante investir na imagem dos produtos que serão apresentados aos usuários presentes na rede e fazer jus à frase “imagem é tudo”, como orienta o fotógrafo Arthur Soares.

De acordo com o profissional, ter bons produtos pode não ser suficiente para manter o negócio em alta, principalmente quando o empreendedor não sabe transmitir a qualidade do que vende. “Somos bombardeados por imagens nas redes sociais e competir nesse meio requer dedicação e investimento”, afirma. Para lidar com a concorrência, ele aconselha duas opções: buscar um profissional capacitado para lhe trazer retorno ou ferramentas que possam melhorar sua imagem.

Para quem deseja aprimorar suas habilidades ou, até mesmo, aprender a lidar com imagens e vídeos, Arthur traz algumas dicas:

Use a luz ao seu favor

“Luz é tudo e eu sempre digo que a fotografia tem luz até no nome: foto (luz) e grafia (escrita). Procure sempre olhar a luz como fonte para melhores resultados, sempre ficando de frente para ela: uma janela, fazer uma imagem em área externa, busque os melhores horários da luz, final de tarde mesmo que o sol já estar mais frio e alinhado com a superfície da terra, uma luz mais direta”, orienta.

O fotógrafo destaca as possibilidades de explorar o flash durante o dia ou investir em acessórios que trazem bons resultados. “Hoje existem luzes, como lâmpadas de led, dedicadas para fotografia ou vídeo como opções que não esquentam, são acessíveis e fáceis de operar. A dica é testar e ter certeza que nunca fica bom na primeira tentativa!”, afirma Arthur.

Busque referências

Observar perfis que trabalham com o mesmo segmento do seu negócio é uma boa dica para quem busca referências. “Busque referência, sejam nacionais ou internacionais. Comece a observar com o olhar mais curioso se fazendo perguntas como: ‘como ele fez essa foto?’, ‘qual posição ele estava?’… tente recriar, dê um toque seu e tente melhorar”, explica o fotógrafo.

Administre sua página de negócios com seriedade

Com uma imensa variedades de ferramentas e opções para serem exploradas enquanto divulga o seu trabalho, levar o Instagram de negócios a sério é fundamental. “O Instagram de negócios ou que tenha o intuito de vender algo precisa ser levado a sério. Ele é um cartão de visita do seu trabalho ou da sua marca… pessoas vão indicar para outras pessoas, vão visualizar por ali seu produto ou serviço e podem fechar negócio por ali mesmo”, salienta.

Para todas as orientações que podem ser praticadas por quem deseja investir numa página comercial, Arthur reforça a necessidade de apostar nas opções que a tecnologia e suas atualizações nos oferecem. “É um trabalho sem fim. Eu digo que precisamos apostar em tudo que o Instagram tem a oferecer, pois tudo tem um público e as coisas na internet são muito rápidas”, diz ele.

Para ele, um bom exemplo dessa constante atualização na rede é a ferramenta de live. “Era uma ferramenta que quase ninguém usava e hoje está sendo um dos recursos mais usados do Instagram. Por isso é um dever praticamente que diário entender todas as ferramentas e colocar em prática, testando o que vai dando certo!”, aconselha Arthur.

por Juliana Melo e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais