Você sabe quanto paga de imposto em cada produto?

Contas de telefone, cesta básica, material escolar, combustível. Todos esses e muitos outros produtos têm, imbutido em seu valor total, uma porcentagem de impostos que encarece cada dia mais. Diante da diversidade de impostos e da necessidade de conscientizar a população sobre o peso da carga tributária, neste sábado, 27, acontece o Feirão do Imposto, no Shopping Rimar das 10h às 22h.

Segundo o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Fernando Cunha, existem atualmente 83 tipos de impostos diferentes. O evento tem o objetivo de mostrar à população, através da exposição de produtos e serviços, quanto o Governo Federal arrecada para investir em serviços básicos como Educação e Saúde. “É preciso fiscalizar a aplicação dos recursos dessa arrecadação”, explica dizendo que 100 cidades estarão realizando o evento, em 25 Estados.

Ele destaca que a estimativa de impostos a ser arrecadada até o final do ano pelo Governo Federal é de cerca de R$ 1 trilhão. “É interessante observar que em contas telefônicas, água ou luz, as pessoas estão pagando, em média, a metade só em tributos. Na conta

Fernando Cunha, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe
de telefone, por exemplo, o imposto é de 47,87%, a gasolina, 57,3%, a moto, 49,68%”, ressalta. Durante o feirão, as pessoas poderão monitorar o quanto o Brasil arrecada segundo a segundo, através do painel do “impostômetro”.

Fernando Cunha, também presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), destaca ainda que o empresariado não é tão culpado pelo alto preço final do produto. “A população precisa quebrar a mística de que os valores encontrados nas prateleiras são por conta exclusiva do empresário, o que não é verdade. Os inúmeros impostos, com certeza, têm sua participação para o preço final do produto que compramos e os serviços que utilizamos dia-a-dia”, finaliza.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais