7 de setembro: Alfabetizar pra Valer é tema de desfile estudantil

O tema do desfile este ano foi o tema Alfabetização Pra Valer – Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa (Foto: Seduc)

As escolas da rede pública de ensino abrilhantaram o desfile cívico para celebrar o 197º ano da Independência do Brasil, na manhã deste sábado, 7.  Com o tema Alfabetização Pra Valer – Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa, estudantes de 16 escolas da rede pública de ensino participaram desse evento festivo, além de três escolas da rede particular e o Instituto Federal de Sergipe. Apresentando o Pacto Sergipano ao grande público, os estudantes do Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa, localizado no bairro Bugio, em Aracaju, carregaram o escudo Alfabetizar Pra Valer e realizaram uma performance com o grupo de dança Black White.

Os alunos da Diretoria de Educação de Aracaju com a representação do Pelotão de Bandeiras dos Estados; a Banda Marcial Marcelo Déda; a representação do Pelotão de Estandartes dos Municípios de Sergipe; a Corporação Musical Dr. Milton Dortas e do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, da DR02, em Simão Dias, e em seguida, alunos da Escola Estadual Diomedes S. da Silva desfilaram e fizeram parte da abertura do desfile estudantil.Para o secretário Josué Modesto dos Passos Subrinho, levar para avenida o desfile estudantil é celebrar o civismo e motivar que os jovens continuem com o amor à Pátria, além de lembrar do ato histórico que foi o dia 7 de Setembro.

16 escolas da rede pública de ensino participaram do desfile cívico ( Foto: Seduc)

Na ocasião, o representante da Secbanda entregou ao Governador Belivaldo Chagas e ao Secretário da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto, o troféu representando o  desfile da Independência do Brasil com o tema do Pacto Sergipano pela Alfabetização na Idade Certa.  A professora de matemática da unidade, Paula Regina Matos, conta do engajamento dos alunos com a finalidade de participar desse momento importante da história do Brasil. “É uma satisfação muito grande para eles”, comenta.

A conscientização em relação ao meio ambiente também fez parte das orientações realizadas em sala de aula antes mesmo do desfile. Com uma bolsa plástica em mãos, o professor de língua portuguesa Antônio Costa, com a ajuda dos alunos da Escola Estadual 17 de Março, no Bairro Santo Antônio, em Aracaju, estava recolhendo os copos de água descartáveis e as caixinhas de suco usadas pelos próprios estudantes. Ele conta que depois esse material será levado para a escola e descartado da maneira adequada, pois lembra que essa é uma ação que não deve ser esquecida mesmo em dias de festa.  Houve um pelotão representativo da DRE 8 contando com a banda marcial do Colégio Estadual Leão Magno Brasil e alunos do Colégio Estadual Juscelino Kubistchek.

A programação do desfile continuou com as escolas particulares: Colégio Pio Décimo, neste ano homenageando o professor José Sebastião dos Santos, além do Colégio Sonho Meu e Colégio Brasil. O desfile cívico-militar dos 197 anos da Independência do Brasil foi finalizado com o desfile comunitário representado por associações, federações, sindicatos, clubes de escoteirismo, Lojas Maçônicas e bandas filarmônicas.

Fonte: Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais