Desfile cívico deste ano em Aracaju ocorrerá em blocos; veja detalhes

(Foto: Ascom/Seed)

Últimos detalhes para a realização da abertura da Semana da Pátria e do tradicional desfile cívico-militar do dia 7 de setembro, que acontecerá na avenida Barão de Maruim, em Aracaju, foram definidos nesta quarta-feira, 30, em reunião realizada entre instituições cívico-militares e das administrações públicas estadual e municipal de Aracaju. A novidade deste ano é que o desfile será realizado em blocos e se estenderá até o final da tarde, às 17h.

A 86ª Corrida do Fogo Simbólico, que ocorrerá nesta sexta-feira, 1º, a partir das 8h, marcará o início da Semana da Independência, em comemoração aos 201 anos de Independência do Brasil, com o acendimento da tocha do fogo simbólico por integrantes das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica). Na Ponte do Imperador, terá o revezamento da tocha, que será conduzida por um aluno da rede pública estadual de ensino até o palanque oficial situado na Praça Fausto Cardoso, em Aracaju.

O evento contará com a participação da SecBanda e da Banda de Música do 28º Batalhão de Caçadores/Batalhão Campo Grande. Estarão presentes pelotões de alunos da Rede Estadual de Ensino, da Capitania dos Portos do Estado de Sergipe (Marinha), do 28º Batalhão de Caçadores – Batalhão Campo Grande (Exército), Comando do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Aracaju/FAB (Aeronáutica), Comando Geral do Corpo de Bombeiros e Comando Geral da Policia Militar.

O desfile cívico-militar ocorrerá tradicionalmente no dia 7 de setembro, a partir das 7h30, em Aracaju, com o hasteamento da bandeira pelo Governo do Estado e Forças Armadas.  O Hino do Brasil será entoado pela banda do 28º Batalhão de Caçadores e, logo em seguida, o governador Fábio Mitidieri fará a Revista da Tropa e abrirá o desfile militar a pé e motorizado em solo e no ar. Haverá um desfile contando com mais de 30 carros antigos.

A previsão é de que logo em seguida inicie-se o desfile cívico com grupamentos de bandas e pelotões dispostos em três blocos, contando com cerca de 56 escolas estaduais e 24 instituições e escolas municipais.

Segurança, saúde, infraestrutura e logística

De acordo com a Seduc, por causa da legislação vigente, não será permitido o uso de drones, sob pena de multa e prisão. Em caso de crianças perdidas, haverá um ponto de apoio do Juizado de Menores, ao fundo do palanque oficial. A imprensa que estiver fazendo a cobertura deverá se cadastrar antecipadamente para ter acesso aos palanques.

Além disso, a pasta conta que haverá duas ambulâncias estrategicamente postas no percurso, uma de suporte avançado e outra de atendimento básico, além dos motossocorristas que acompanharão o trajeto. Todos os técnicos participantes no evento estarão interligados por meio de um sistema de comunicação de rádio-escuta. Técnicos da Defesa Civil estarão atentos à infraestrutura dos palanques, desde a montagem à desmontagem, além de possíveis intervenções no percurso.

648 policiais em dois turnos e 32 viaturas estarão distribuídas em quatro áreas e adjacências da avenida Barão de Maruim, todos interligados com um comando fixo na Sala de Situação.

Por Luana Maria e João Paulo Schneider

Com informações da Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais