Aluno do IFS selecionado em concurso literário

0

Cassiano Santana é um dos seis brasileiros selecionados (Foto: Divulgação IFS)

Poucos dias depois de ter recebido a notícia da sua seleção no Programa Jovens Embaixadores, o estudante Cassiano Santana, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) – Campus Lagarto, comemora mais uma conquista. Dessa vez, ele foi um dos seis classificados em todo o país no concurso literário Caminhos do Mercosul.

O aluno do curso de Edificações vai integrar uma delegação de estudantes do Brasil e, juntamente com alunos da Argentina, Uruguai e Paraguai, fará uma viagem acadêmica e cultural por cidades deste último país, entre os dias 1º e 10 de dezembro. Os gastos com transporte aéreo, terrestre, nacional e internacional, incluindo as taxas de embarque, alimentação e hospedagem, ficarão por conta do governo paraguaio.

Para participar do concurso, que trabalhou este ano com o tema ‘Paraguai no bicentenário de sua independência’, Cassiano escreveu 18 páginas sobre José Gaspar Rodriguez de Francia, um ícone da independência paraguaia. “Sob orientação do meu professor de História, Homero Gomes, corri contra o tempo, dedicando várias horas diárias à composição do meu estudo”, declara o estudante.

Expectativa

Cassiano, que participa pela primeira vez do concurso, conta que não vê a hora de mergulhar nessa nova experiência. “A programação já nos dá uma prévia do que está por vir. Faremos uma rota histórica através dos locais onde o processo emancipatório paraguaio se desencadeou, totalizando dez cidades”, diz.

Durante a viagem, ele também participará de uma reunião com o ministro de Educação e Cultura do Paraguai, Víctor Ríos Ojeda. “Estou convicto de que serão dias de intensa aprendizagem e compartilhamento de culturas. Os laços que se formarão entre os representantes de cada país serão inalienáveis”, declara o aluno.

Fonte: Ascom IFS

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais