Alunos conhecem Oceanário de Aracaju e Parque da Cidade

0

Professores e alunos visitaram o Oceanário de Aracaju (Foto: Ascom Umbaúba)

No último final de semana, alunos da Escola Municipal Maria dos Santos Torres, de Umbaúba, participaram de uma passeio à capital sergipana. A iniciativa partiu da Prefeitura, através da Secretária de Meio Ambiente, que disponibilizou a viagem como premiação da II Olimpíada Ambiental, que aconteceu ano passado. Os estudantes ganharam a competição e tiveram como brinde uma visita educativa ao Oceanário de Aracaju e ao Parque da Cidade, também na capital.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Cláudia Ávila, fala mais da ação. “Queiramos disponibilizar para esses alunos algo que trouxesse retorno educativo, por isso decidimos levarmos a locais onde eles pudessem adquirir conhecimento e, ao mesmo tempo, se divertirem. Já estamos na segunda edição da Olimpíada Ambiental, que é um projeto que fazemos conjuntamente com a Secretaria de Educação do Município”, detalha.

Cláudia ainda afirma que iniciativa coincidiu com as ações que estão sendo desenvolvidas no município em alusão a Semana da Água (de 19 a 23 de março). “São várias trabalhos que estamos fazendo orientando a população junto com os alunos na recuperação das nascentes do município”, afirma.

Produtivo

Para a diretora do colégio que foi premiado, Nilma Luiza Fortunato, o passeio foi muito proveitoso. “Muitos dessas crianças nunca vieram à praia, por isso é bastante recompensador ver a alegria delas tendo contato com os peixes e os diversos animais que são mantidos nesse local. Tomara que não acabe por aqui e que a Prefeitura disponibilize outros passeios para mais alunos da rede municipal”, sugere a professora.

Joildo Dante, que também é professor e participou do passeio, faz sua avaliação sobre a iniciativa. “Estamos tendo a oportunidade de sociabilizar esses alunos em uma aula prática, onde muitos terão a oportunidade de ver aquilo que aprenderam nos livros”, observa.

Mais ações

A escola fica no povoado Vitória e os alunos da comunidade também fizeram questão de falar sobre o passeio à capital. “Estou achando muito bom, porque aqui estou podendo ver os peixes de perto, pegar nos caranguejos e também saber mais um pouco sobre as tartarugas. Acho que não vou esquecer essa aula tão cedo”, diz o jovem Ítalo dos Santos, que cursa o sétimo ano.

Estudando no oitavo ano, Fidel Soares da Silva, revela que a partir de agora irá preservar mais o meio ambiente. “Aprendemos que para esses animais possam crescer e procriar é preciso que os ambientes que eles vivem estejam limpos e saudáveis. Vou fazer o possível, agora, para fazer a minha parte e tentar preservar a natureza ao máximo”, garante o aluno.

Depois do Oceanário os alunos partiram para o Parque da Cidade, onde lá puderam ver outros animais da vida silvestre no minizoológico. As ações da SMA se prolongam até o próximo dia 31, onde haverá uma grande passeata na cidade Umbaúba com intuito de despertar a população para a preservação da natureza.

Fonte: Ascom Umbaúba

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais