Alunos do Olavo Bilac participam de ações na Caravana da Juventude

Estudantes têm acesso a vários serviços (Foto: Seduc)

Nesta terça-feira, 20, a Caravana da Juventude desembarcou no Colégio Estadual Olavo Bilac, localizado no Bairro Santos Dumont, em Aracaju.

A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Coordenadoria Especial de Juventude (Cejuv), leva para a comunidade jovem dos municípios sergipanos serviços itinerantes de acesso à documentação civil, cursos, palestras, oficinas práticas, intercâmbio, entretenimento e serviços governamentais e não governamentais aos jovens de 15 a 29 anos.

De acordo com o coordenador da Cejuv, Fredson Santana, o projeto coloca-se também como uma central de informações sobre as políticas públicas de juventude, ajudando-os na garantia de seus direitos e contribuindo para o desenvolvimento de seus percursos de inclusão, autonomia e participação social. “É uma forma de fazer com que eles busquem uma emancipação; que busquem se profissionalizar, uma inserção no mercado de trabalho de uma maneira mais qualificada”, explicou Santana, enfatizando que o projeto é executado em parceria com instituições do setor privado.

Durante as atividades do evento itinerante, os estudantes participaram da oficina “O jovem e o Mercado de Trabalho”, ministrada pela assistente social Lucivânia Ferreira. Além disso, os jovens puderam se inscrever nos cursos livres ofertados pelo projeto. Ao todo, foram disponibilizadas 132 vagas para os seguintes cursos: espanhol, manutenção de computadores, empreendedorismo, capacitação profissional, oratória e atendimento ao público.

O estudante Ezequiel Modesto dos Santos, aluno do 1° ano, aprovou a iniciativa. Ele afirma que a palestra foi muito esclarecedora. “É um assunto do qual a gente tem pouco conhecimento e é importante para o mercado de trabalho. Achei muito interessante”, disse Ezequiel, que se inscreveu no curso de atendimento ao público. “É uma área mais fácil de conseguir um emprego”, completou.

A estudante Larissa Milena dos Santos compartilha da mesma opinião. “Eu gostei muito da palestra. As dicas passadas pela palestrante foram muito relevantes. Agora sei como elaborar um currículo e como me comportar numa entrevista de emprego”, afirmou a aluna do 3º ano.

O gestor da unidade de ensino, professor José da Silva Júnior, também aprovou o evento itinerante. Para ele, jovens de comunidades como  a do Santos Dumont precisam de mais oportunidades. “São ações como essas que fortalecem nossa juventude. É chance que eles têm de fazer uma qualificação profissional e se inserir no mercado de trabalho”, disse.

Palestra

De forma dinâmica, a assistente social Lucivânia Ferreira conduziu a oficina “O jovem e o mercado de trabalho”. Durante a conversa com os estudantes, ela apresentou dicas de como se comportar numa entrevista de emprego e como elaborar um currículo. “Além disso, a gente faz um panorama de como é esse mercado de trabalho, o que eles vão encontrar daqui para a frente e como agir em situações atípicas”, concluiu.

Programação

Nesta quinta-feira, 22, o evento desembarca no município de Itabaiana, com atividades no Colégio Estadual Murilo Braga. No dia seguinte, 23, os jovens de Poço Redondo receberão ações de cidadania no Clube Municipal.

Na próxima semana, dia 30, a Caravana da Juventude estará em São Cristóvão, na praça do Carmo.

Fonte: Seduc

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais