Alunos lutam por isenção na taxa da UFS e reajuste do passe escolar

Estudantes protestam na Praça Tobias Barreto

Estudantes das redes estadual e municipal de ensino realizaram na Praça Tobias Barreto um Ato Público na tarde desta quinta-feira, 27, a fim de reivindicar melhores condições estruturais nas escolas públicas e maiores benefícios para os alunos. O Ato faz parte da Semana Nacional de Luta dos Estudantes e, em Sergipe, já percorreu as cidades de Santo Amaro e Nossa Senhora do Socorro

 

De acordo com o presidente da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas (USES), Júnior Leite, a manifestação ocorre em todo o Brasil e em Sergipe não seria diferente. “Estamos mobilizando toda a classe estudantil para que haja um poder maior na luta contra o atual sistema educativo do nosso país. Queremos reformas imediatas nas escolas porque as condições estão péssimas. Além disso, esperamos uma reformulação na Lei de Meia Entrada e o cumprimento da Lei Orgânica em seu ART. 335, que dá ao estudante o direito de pagar apenas um terço do valor da passagem, equivalente a R$ 0.63. Não queremos nada a mais que os nossos direitos e o dever do Estado e do Município”, diz Júnior.

 

Júnior diz que USES entrará com ação no MPE
Ele afirma ainda que os estudantes reivindicam a isenção da taxa de inscrição do vestibular da Universidade Federal de Sergipe. “A Universidade é pública e os estudantes devem ser beneficiados, uma vez que muitos deles não têm a menor condição de pagar a taxa determinada. O Governo Federal tem que fazer um acordo para que isso possa ser realizado”, completa.

 

A Prefeitura Municipal também foi citada pelo presidente Júnior Leite. “Entraremos na próxima semana com uma ação civil pública contra a Prefeitura Municipal para que a situação do passe escolar seja cumprida. A Lei Orgânica foi criada em 1990 e até agora não foi cumprida. Queremos um esclarecimento”, finaliza.

 

Na tarde desta sexta-feira, 28, o Ato público será realizado na cidade de São Cristóvão na tentativa de mobilizar um maior número de estudantes.

 

Por Jéssica Vieira e Raquel Almeida

 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais