Alunos sergipanos participam de avaliação

Alunos sergipanos participarão de avaliação internacional (Foto: Arquivo Infonet)

Os alunos das redes estadual, municipal e particular de ensino participarão, a partir da segunda-feira da próxima semana, 21, das provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), as quais acontecerão no período de 21 a 25 de maio.

O Estado de Sergipe estará participando com uma amostra de 31 escolas, sendo 15 estaduais, 12 municipais e 4 particulares, distribuídas em vários municípios que contemplam as Diretorias Regionais de Educação (DREs). Apenas a DRE 5 e a DRE 9 não serão contempladas. Cada unidade de ensino vai participar com no máximo 35 alunos.

O Pisa avalia estudantes com 15 anos de idade e que já tenham cursado o 7º ano escolar. O objetivo é avaliar os alunos em relação ao letramento em Matemática, Ciências, Resolução de Problemas, Finanças e Leitura. "Lembramos que o ciclo Pisa 2012 terá como foco o Letramento em Matemática, já que em 2009 o foco foi o Letramento em Língua Portuguesa", explicou a coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Avaliação (NEPA/SEED), professora Jonielly Cheyenne Cruz. O exame acontece a cada três anos, em todo o mundo.

Segundo a coordenadora, a grande novidade este ano será a prova eletrônica, utilizando o computador. Em Sergipe, 6 escolas foram sorteadas para fazer a avaliação através dessa modalidade. Jonielly destaca que a participação dos alunos no Pisa é de fundamental importância para todos. "É uma forma de autoavaliação dos conhecimentos, uma oportunidade de os alunos entrarem em contato com uma metodologia diferenciada de avaliação, e também uma forma de nos avaliarmos enquanto rede de ensino, para que a gente possa se aperfeiçoar", disse.

Avaliação Internacional

O Pisa é coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No Brasil, o programa está a cargo do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em Sergipe, é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed). O programa consiste em promover uma avaliação internacional que visa determinar em que medida os jovens adquiriram conhecimentos e habilidades mais abrangentes no letramento, leitura, matemática e ciências, necessárias a sua vida adulta.

Fonte: Ascom/Seed

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais